Investir em uma franquia é uma ideia atraente para muitos em tempos de crise. Por ser um modelo de negócio mais seguro do que “começar do zero”, as franquias são a escolha ideal para aqueles empreendedores que não querem arriscar demais; para aqueles que querem ser seu próprio chefe, mas não têm um produto para comercializar; ou para aqueles que estão iniciando no mundo dos negócios. Entretanto, é comum surgirem algumas dúvidas e é importante esclarecê-las antes de abrir a sua!

Perguntas sobre franquia: o que você precisa saber

 

1. O que é franquia, franqueador e franqueado?

 

Franquia é um tipo de negócio que envolve a comercialização de produtos ou serviços com marca, reputação e modelo de terceiros. O franqueador ou rede franqueadora é a empresa que cede sua marca, seu nome e seu sistema de negócios para que outros vendam seus produtos, de acordo com determinados termos e condições. O franqueado é quem vende os produtos, pagando uma taxa e seguindo as regras estabelecidas, porém em uma loja própria e com sua gestão independente.

 

2. Se a marca for reconhecida, tenho garantia de sucesso?

 

Não necessariamente. Embora seja importante certificar-se de que a rede franqueadora seja sólida e confiável, a gestão, a divulgação, a localização, a organização, a satisfação entre vários outros fatores dependerão do franqueado.

 

3. O risco de abrir uma franquia é menor do que um negócio de marca própria?

 

Sim, por serem negócios previamente planejados e, muitas vezes, com muito tempo no mercado há um risco menor. O reconhecimento da marca no momento de abertura da franquia ajuda a iniciar as vendas mais rapidamente, pois, no geral, o consumidor já conhece os produtos/serviços da empresa e já há uma clientela estabelecida.

 

4. Que tipo de suporte recebo do franqueador?

 

Isso depende bastante da franquia que você pretende adquirir. Algumas empresas oferecem desde o plano de negócio até as campanhas de marketing periódicas, outras dão apenas um suporte básico, mas também permitem mais flexibilidade. Por isso, o ideal é pesquisar sobre a franquia desejada, tirar suas dúvidas e saber tudo o que ela proporciona.

 

5. Como saber se uma franquia é confiável?

 

Uma dica é verificar se ela faz parte da ABF – Associação Brasileira de Franchising, que estabelece algumas práticas e orientações para desenvolver o sistema de franquias no Brasil. Além disso, é importante pesquisar a história da empresa, a quantidade de franquias abertas, a satisfação dos consumidores em relação aos produtos/serviços, o suporte oferecido, o investimento necessário etc. Outra ideia é conversar com outros franqueados e ex-franqueados para saber sua opinião.

 

Pesquisa e avaliação são fundamentais no processo de escolha de uma franquia. Que tal saber mais sobre o assunto? Confira alguns de nossos posts aqui no blog da Camisaria Italiana: Qual é a importância de adquirir uma franquia com marca e tradição consolidadas? e 10 pontos que devem ser observados ao escolher uma franquia.