7 processos de gestão facilitados nas franquias

7 processos de gestão facilitados nas franquias - Camisaria Italiana

Abrir uma franquia pode ser uma grande oportunidade de ter o próprio negócio, especialmente se você é um empreendedor novo. Afinal, uma das grandes vantagens das franquias é ter o suporte do franqueador para os processos de gestão da empresa. Conheça, no post de hoje algumas dessas facilidades!

1. Gestão dos custos de instalação

Muitas franqueadoras determinam a localização da loja, bem como o projeto arquitetônico e as plantas. Além disso, os custos de construção, instalação, mão de obra e equipamento já são fornecidos pela rede de franquias– visto que ela já possui um modelo pré-determinado.

2. Plano de negócio

A rede franqueadora, geralmente, possui um plano de negócios pronto, incluindo estudo do cenário político-econômico, mercado, concorrentes e todos esses elementos fundamentais na decisão da abertura de uma empresa. Mas vale lembrar que esses conhecimentos são importantes para o franqueado, portanto, mesmo que a rede facilite o acesso a esses dados iniciais, o empreendedor deve estudar e desenvolver um bom know-how para conduzir a gestão dos negócios.

3. Conhecimento e treinamento

Uma das partes mais importantes de qualquer negócio é a operacionalização das atividades da empresa. Isso inclui o preparo de manuais e roteiros para padronizar as tarefas, permitindo um melhor monitoramento da produção, da contabilidade, do estoque etc.

Porém, grande parte das franqueadoras disponibiliza materiais e treinamentos com as boas práticas da rede, facilitando o gerenciamento das operações de franquias, incluindo treinamentos para os vendedores e responsáveis pelo atendimento ao público.

4. Gerenciamento de fornecedores

Encontrar fornecedores confiáveis, que ofereçam produtos de qualidade e com valores atraentes pode ser um desafio para o novo empreendedor. Nas franquias, esse processo é facilitado para a gestão: geralmente a franqueadora já tem essa pesquisa e possui parceiros qualificados, pois isso influencia a reputação da rede, já que tem impacto direto no produto/serviço oferecido.

5. Publicidade e marketing

A gestão da identidade visual, divulgação e marketing da empresa é, na maioria das vezes, realizada pela franqueadora, que recolhe uma taxa de todos os franqueados para esse fim. Cada rede é diferente, mas é comum que a criação das campanhas de publicidade e marketing seja realizada pela franqueadora, incluindo algumas diretrizes e dicas da veiculação dos anúncios, banners, ações de mídia etc.

6. Apoio administrativo

Algumas franqueadoras disponibilizam orientações para ajudar a gestão da área administrativa das franquias, como seleção e contratação de funcionários, boas práticas de liderança e até mesmo software e aplicativos que podem ser usados para um controle de qualidade.

7. Financiamentos e orçamentos

Da mesma forma que a área administrativa, o financeiro da empresa também recebe atenção da rede, podendo ser disponibilizados modelos de planilha, estimativas de custos e ganhos, dicas de gestão de finanças, investimentos e outros cálculos orçamentários. Além disso, caso seja necessário realizar um financiamento para abrir ou manter a loja, a franqueadora poderá ajudar, seja com recursos ou com sua reputação, facilitando empréstimos.

Lembre-se de que cada rede franqueadora possui suas próprias regras, portanto, os tipos de suporte podem variar. Por isso, é importante conhecer tudo que a franqueadora oferece e montar seu modelo de gestão para os pontos não facilitados pela rede.

Agora que você já conhece os processos de gestão facilitados, que tal conhecer 10 pontos que devem ser observados ao escolher uma franquia?

 

 

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