Estar bem vestido influencia diretamente a sua imagem pessoal. O visual escolhido reflete e reforça a postura, autoestima, segurança e personalidade. Para os homens, a barra da calça pode muitas vezes parecer um mero detalhe, mas o comprimento correto da peça faz toda a diferença no visual. Neste artigo, vamos apresentar dicas de como usar a calça masculina com o comprimento ideal para o seu estilo.

4 dicas para acertar no comprimento da calça masculina

Não há regras para saber se o comprimento da sua calça está correto, afinal, isso depende do seu estilo, biotipo, look, tipo de calça etc. Mas, de forma geral e tradicional, recomenda-se que a barra encoste no sapato ou fique no início do calcanhar – vale lembrar que a calça é ligeiramente mais curta na parte da frente do que na parte de trás.

Entretanto, atualmente, existem várias formas de usar a barra da calça. Pode ser curta, para um visual moderno e sem meias, por exemplo; pode ser mais longa, para um look despojado com tênis; ou pode ser a clássica, para ir ao trabalho ou a um evento de traje social.

1. Verifique a altura da calça

Para ajustar o comprimento, antes de tudo, é preciso vestir a calça na altura certa,  ou seja, na sua cintura pélvica. Calças muito acima ou muito abaixo da linha da cintura podem desequilibrar sua silhueta.

2. Experimente o sapato

Seus calçados podem ter saltos e alturas diferentes, por isso, o ideal é experimentar a calça com o sapato que você pretende usar com mais frequência. Isso é muito indicado para calças sociais de trabalho e ocasiões do dia a dia. Se for fazer a barra em uma costureira ou na própria loja em que adquiriu a calça, leve o sapato com você para não errar.

3. Aprenda o que são quebras

A quebra é o vinco ou dobra formada pela calça ao tocar o calçado, também chamada pelo seu nome em inglês break. Existem alguns tipos de comprimentos com base nas quebras:

  • No break ou sem quebras: a barra fica acima da parte superior do sapato. Esse comprimento é mais ousado e cai melhor com looks sem meia. Indicada para homens de estatura pequena e biotipo magro.
  • Slight break ou quebra leve: a calça praticamente não encosta no sapato, mas cobre a meia quando se está em pé. Indicada para homens de baixa ou média estatura e biotipo magro.
  • Half break ou quebra média: é a opção tradicional, que combina com todos biotipos e estilos. A quebra fica no meio, com a barra cobrindo a parte de cima do sapato.
  • Full break ou quebra completa: a bainha cobre parte do salto. Esse tipo de quebra é mais recomendado para homens altos, pois o comprimento encurta a silhueta.

4. Conheça os tipos de barra de calça

A barra é o acabamento da parte inferior da calça. Existem vários tipos, confira os mais comuns:

  • Barra à mão ou invisível: é a mais comum em calças sociais. É feita manualmente com pontos discretos que são vistos apenas pelo interior da peça. O tecido é virado para dentro e tem por volta de 5 cm.
  • Barra original: corta-se a barra original da calça, retira-se a quantidade de tecido necessária para obter o comprimento desejado e costura-se a barra novamente na peça.
  • Barra italiana: clássica de calças sociais, porém, atualmente usada também em shorts e outros tipos de calças. O tecido é dobrado para fora e fixado na peça. É larga, geralmente com 4 cm ou mais.
  • Barra simples: basta dobrar a quantidade de tecido necessário para dentro e fazer uma costura reta.

Viu como os detalhes fazem a diferença? Leia nosso post e conheça alguns motivos que mostram a importância de se vestir bem!

CTA Camisaria Italiana