Camisa estampada masculina: como utilizá-la no dia a dia?

Camisa estampada masculina: como utilizá-la no dia a dia? Camisaria Italiana

Às vezes, queremos sair da mesmice; queremos usar roupas diferentes; queremos ousar; ou simplesmente queremos expressar nosso estilo. As camisas estampadas masculinas são uma excelente forma de fazer isso. Acabou-se o tempo em que estampas estavam restritas apenas a situações informais e estilos despojados. Existem diversos tipos de estampas, que podem ser usadas tanto no seu dia a dia quanto em ocasiões especiais.

Camisa estampada masculina para todas as ocasiões

Existem diferentes tipos de “desenhos” que compõem os tecidos no mundo da moda. O primeiro passo é entender algumas nomenclaturas, que podem esclarecer dúvidas de uns e até instigar a curiosidade de outros. Embora seja muito comum falarmos em estampa, há uma distinção entre estampa e padronagem:

  • Padronagem: são desenhos criados durante a produção do tecido, no processo de tecelagem dos fios. Listras e xadrez são alguns dos exemplos mais comuns dessa técnica.
  • Estamparia: são desenhos impressos no tecido já produzido. Florais, camuflado e formas geométricas podem ser estampas, por exemplo.

No post de hoje, vamos focar nos desenhos independentemente de como foram criados, ou seja, vamos falar de peças que não são lisas, de uma forma geral. E, visto que a palavra “estampa” é mais abrangente nesse quesito, é ela que vamos utilizar. Mas lembre-se de que as dicas também podem ser aplicadas para padronagem.

Ocasião formal e estilo tradicional

Se o seu estilo é mais tradicional ou se você ainda se sente inseguro sobre o uso de estampas, existem ótimas opções de camisa. Elas também valem para ambientes formais, como locais de trabalho com dress code – grandes empresas, bancos, escritórios de advocacia, órgãos governamentais, etc. – e ocasiões do mesmo tipo – almoços de negócio, festas corporativas, eventos noturnos entre outros.

A microestampa cai bem nessa modalidade, sendo possível encontrar no mercado desenhos de pequenas folhagens e padrões geométricos, por exemplo, em tamanho bem reduzido.

Para deixar o look mais formal, opte por estampas com uma cor próxima ao tom de fundo da camisa e prefira cores neutras, como cinza, azul, branco e preto.

Ocasião informal e estilo despojado

Neste caso, a flexibilidade é maior. Para aqueles que têm um estilo mais ousado e para ambientes mais descontraídos, a camisa estampada é uma grande aliada no seu look. Alguns ambientes de trabalho permitem esse tipo de peça, como startups, agências de publicidade, ateliês, oficinas de arte etc. Além disso, eventos sociais, reuniões com amigos, happy hours, exposições, churrascos, passeios diurnos, entre outros, são boas oportunidades para optar pela estampa.

Existem inúmeras possibilidades de estampa. Algumas delas incluem: camuflado; poá; floral; folhagem; geométrico; animal print; étnico; retrô; tropical; e ainda desenhos de animais, de personagens, caveiras, frases etc.

Montando seu look estampado

As estampas exigem confiança e atitude de quem as veste, principalmente as versões mais diferentes, que chamam mais atenção. No entanto, em vez de pensar nisso como um desafio, vale a pena encarar a oportunidade como forma de expressar-se e ser autêntico. Algumas dicas podem ajudá-lo na hora de combinar peças:

Estampa com estampa pode sim!

Há quem ainda diga que usar duas peças estampadas vai contra as regras. Esse, como muitos outros, é um dos mitos do universo da moda. A combinação de estampas pode chamar mais atenção e vale a pena tomar alguns cuidados para evitar um look muito carregado de informações.

Procure usar peças com estampas de aspecto visual semelhante, mas de diferentes proporções. Por exemplo, uma camisa com microestampa floral e uma calça com estampa de folhagem; ou uma camisa com bolinhas pequenas e próximas e uma gravata com bolinhas maiores e mais espaçadas.

Além disso, é importante ter um link de cor entre as estampas para um visual harmônico. Escolha uma cor de uma das estampas para combiná-la com a outra estampa.

Tecido estampado + tecido liso

Outra opção é combinar a camisa estampada com peças lisas. Essa opção dá mais destaque para a estampa e deixa o visual mais discreto. Por exemplo, use uma camisa floral com uma bermuda de cor neutra; ou uma camisa de poá com uma calça jeans.

Se a dúvida está nas cores, uma dica é observar a cor predominante da estampa e usá-la como base para a escolha da peça lisa. Você pode repetir a cor predominante – por exemplo, usando uma camisa de estampa étnica com mais presença de verde e uma calça chino verde musgo – ou escolher sua correspondente complementar ou análoga – por exemplo, uma camisa com formas geométricas azuis e uma gravata roxa (análoga) ou uma camisa com floral vermelho e bermuda verde (complementar).

Ainda está inseguro sobre usar camisas com desenhos? Leia o nosso post Camisas lisas ou com padronagem!

 

COMPARTILHE

Quer falar com a gente?