É quase unanimidade que, ao abrir o guarda-roupa masculino, encontraremos, pelo menos, camisas lisas e camisas com padronagem – geralmente listrada. Atualmente, os homens modernos têm, inclusive, uma variedade de cores e estampas de camisa. Porém, nem sempre é fácil saber quando se deve usar cada tipo de peça, não é mesmo?

Por isso, no post de hoje, vamos dar dicas para você não errar na hora da escolha entre esses dois modelos. Acompanhe.

Situações adequadas para cada camisa

Camisas lisas

As camisas lisas são curingas do guarda-roupa masculino: são práticas, fáceis de combinar e, claro, clássicas. Não tem como errar com uma boa camisa branca, por exemplo.

Justamente por serem mais tradicionais, as camisas lisas são as mais indicadas para situações formais, que exigem um look mais sóbrio. Para casamentos, eventos cujo dress code é traje social (ou passeio completo) e outras situações semelhantes, como um jantar importante de negócios, a camisa lisa é adequada. E, é claro que, quando combinada com outras peças, ela também é ideal para diversas outras ocasiões mais informais.

Os tons neutros, como branco, preto, cinza, azul e bege, são os mais discretos e podem ser combinados facilmente, como veremos mais adiante. Já cores mais vibrantes, como vermelho, rosa, verde e amarelo, fogem do clássico e dão um toque mais jovial e informal ao look.

Camisas com padronagem

Os padrões mais populares no universo da moda masculina são o quadriculado e o listrado, mas, atualmente, outras opções estão sendo cada vez mais adotadas, como florais, poá (bolinhas), desenhos geométricos etc.

As padronagens clássicas, listras e quadriculados, podem ser usadas para ambientes de trabalho ou eventos cujo dress code seja esporte ou esporte fino: vernissages, almoços, happy hours etc. O ideal para esse tipo de traje é optar por padronagens discretas, como listras finas ou o famoso xadrez Vichy, que lembra o tecido de piquenique, em tons neutros.

Já os padrões mais modernos caem bem com ambientes mais informais, como aniversários, festas de amigos, empresas de arte, comunicação, startups e qualquer evento cujo traje seja flexível e descontraído.

Combinações ideais para cada tipo de camisa

Camisas lisas ou com padronagem - Camisaria Italiana

Camisas lisas

Como dissemos, as camisas lisas são fáceis de combinar e não têm muito mistério. Basta atentar-se às cores das peças, ou seja, se optar por uma calça colorida, por exemplo, prefira uma camisa neutra e vice-versa.

Para ocasiões mais formais, adote o terno ou costume escuro (preto, grafite, azul marinho), ou ainda uma calça social e um blazer. A gravata deve ter um tom mais escuro do que a camisa ou pode, ainda, ter uma padronagem, para dar contraste – procure combinar uma das cores da gravata com a camisa ou o terno.

Para situações mais informais, monte o look com uma calça de sarja ou jeans.

Camisas com padronagem

As camisas com padronagem merecem um pouco mais de atenção. Para ambientes formais, combine a peça com terno/costume de cor escura. Se optar pela dupla calça + blazer, procure combinar uma das cores presentes na padronagem com a cor das outras pelas, ou, ainda escolha uma cor análoga (semelhante).

A gravata pode ser lisa, deixando o look mais sóbrio, ou ter, também, uma padronagem – mas, aqui, vale o bom senso para não deixar o look muito poluído: opte por padrões de proporções ou direções diferentes. Se a camisa for listrada e a gravata também, por exemplo, use listras diagonais na gravata e verticais na camisa, além disso, uma das cores do padrão deve combinar com um tom da estampa da camisa, do paletó ou blazer.

Para ocasiões mais informais, monte o look com calça ou bermuda jeans ou de sarja, bastando ter atenção às cores das peças, que podem ser análogas (vizinhas no círculo cromático) ou ainda complementares (opostas no círculo cromático), adicionando contraste ao look.

Gostou das dicas de hoje? Que tal conhecer agora 3 camisas indispensáveis para todo homem?