Acerte em cheio nas cores ao criar suas combinação de roupas masculinas

Escolher o look ideal antes de sair de casa não é uma tarefa tão simples quanto pode parecer. Quem se preocupa de verdade com a aparência e tem atenção para todos os detalhes sabe o quanto acertar no visual conta muitos pontos a favor. Qualquer que seja a ocasião, de uma reunião com um cliente no escritório a um encontro romântico à noite, são muitas as possibilidades de combinação de roupas masculinas.

Se você faz questão de se vestir com estilo, uma boa maneira de começar é escolhendo as cores certas das peças e acessórios. Assim, é possível combiná-las de diversificadas maneiras, compondo looks que valem para qualquer situação. Assim como a modelagem de cada roupa, as cores escolhidas também são decisivas para a imagem que as outras pessoas formam a seu respeito.

Quais as melhores cores para uma combinação de roupas masculinas?

Preto, branco e cinza são as três principais cores neutras. Assim são chamadas não por serem desprovidas de charme e personalidade, mas por combinarem mais facilmente com todas as outras. Tons neutros nunca saem de moda e são uma boa forma de transmitir sobriedade e elegância — via de regra, chamam a atenção mais para a pessoa do que para a peça de roupa em si. Marrom, bege, verde escuro e azul marinho também podem ser classificadas como cores neutras.

A combinação de cores neutras com cores vivas (vermelho, amarelo, laranja, azul claro, verde claro) é uma dica que quase nunca falha na hora de montar seu figurino. Isso não significa que duas cores iguais – desde que com uma pequena variação – não possam ser combinadas entre si, como acontece no chamado tom sobre tom. No caso de uma camisa e calça que sejam em cores neutras, experimente usar também um acessório em cores vivas, como um cinto, para quebrar a monotonia, e vice-versa.

Outro conselho é alternar uma peça estampada com outra lisa. O usual é adotar uma camisa estampada com uma calça lisa, porém, quem gosta de ousar pode optar por uma peça lisa na parte de cima, acompanhada por uma calça estampada. Tome cuidado quanto ao excesso de informação: misturar mais do que três ou quatro cores diferentes deixa o seu visual muito carregado. Uma forma de evitar isso é dar preferência a um calçado que seja da mesma cor que a camisa ou casaco que estiver usando.

Harmonia de cores no seu guarda-roupa

Outra ferramenta bastante útil para a escolha de uma boa combinação de roupas masculinas é usar o círculo cromático, que aparece na figura a seguir:

Combinação de roupas masculinas - Círculo de cores - Camisaria Italiana
São chamadas de cores análogas ou adjacentes aqueles que estão próximas umas das outras, como acontece com os tons de vermelho e laranja ou de azul e roxo. Uma boa sugestão é combinar duas peças assim. Cores opostas no círculo, como vermelho e verde ou  azul e laranja, são chamadas de complementares e exigem um pouco mais de cuidado para aparecerem juntas. Uma saída é aliar duas cores complementares com uma terceira peça de cor neutra, caso do branco ou preto.