Estilo é algo essencial atualmente, mas o que é ainda mais importante é: a forma como você se veste precisa estar alinhada à sua maneira de ver o mundo e, é claro, à sua personalidade.

E isso envolve muito mais que roupas, envolve modelagem, combinação e, claro, cores. Por isso, no post de hoje, trataremos do tema: como combinar corretamente as cores do look masculino?

Por que cores são importantes no look masculino?

A importância da cor está relacionada a como você consegue direcionar o olhar das pessoas para o look masculino que esteja usando.

Como exemplo, um homem mais corpulento, ou gordo, em geral, pode desejar retirar o foco do olhar alheio sobre sua região abdominal. As cores podem solucionar isso, caso você vista uma blusa de cor escura e um blazer de cor mais viva, como vermelho. Dessa maneira, é criada uma linha sobre a barriga, direcionando a visão das pessoas.

Como funciona a teoria das cores?

Mas vamos, antes de prosseguir no tema dos looks masculinos, entender um pouco mais sobre cores?

A chamada Teoria das Cores nos diz que a cor é relacionada à reflexão da luz sobre uma superfície. Sem luz, não há cor. Dois exemplos básicos: o preto – que absorve a luz – e o branco – capaz de refletir todas as faixas de luz. Dessa maneira, preto e branco seriam, acima de tudo, ausência e presença de luz, respectivamente.

Mas, é claro: temos muitas outras cores, que são também condicionadas à quantidade de luz que refletem.

Agora que já temos a noção do básico, vamos explorar os tipos de cor, rapidamente.

Cores primárias

As cores primárias são as cores ‘de partida’. Ou seja, são a origem das diversas outras, que surgem por meio da combinação destas três: vermelho, amarelo e azul.

Cores secundárias

São outras três: laranja – amarelo unido ao vermelho –, verde – misturando azul e amarelo – e violeta – vermelho com azul.

Cores terciárias

Para termos estas cores, o leque de misturas aumenta, pois teremos uma primária unida a uma cor secundária. Assim, temos as principais:

  • amarelo-alaranjado (amarelo + laranja);
  • amarelo-esverdeado (amarelo + verde);
  • azul-arroxeado (azul + roxo);
  • azul-esverdeado (azul + verde);
  • vermelho-alaranjado (vermelho + laranja);
  • vermelho-arroxeado (vermelho + roxo).

Cores quentes e frias

Associando à ideia de Teoria das Cores, concluiu-se que as cores quentes são as mais associadas ao fogo: as básicas sendo, portanto, amarelo, vermelho e laranja.

Assim também são consideradas cores quentes terciárias as misturas entre elas: vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado.

Já as cores frias são associadas à água, ao frio e ao gelo. As básicas são: azul, violeta e verde. E há ainda as terciárias: azul-arroxeado, azul-arroxeado, azul-esverdeado.

Cores neutras

Estas tonalidades, diferentemente das anteriores, não poderiam ser comumente associadas à temperatura. Tons de marrom, de cinza e os chamados tons pastéis. Além do próprio branco e preto.

Como usar cores nos looks masculinos

Looks Monocromáticos

É o tipo de combinação mais simples de fazer, pois são variações de um mesmo tom. Por exemplo: se você usar uma camisa marrom-clara, uma calça marrom-escura e um blazer marrom-caramelo, seria um look monocromático.

Uma variação, é a de usar uma peça neutra. Você não sai do look monocromático e dá uma variação. No caso, um blazer preto, por exemplo.

Cores análogas

São as cores comparáveis, ou semelhantes. Tons de azul com verde, tons de vermelho com laranja e marrom, tons de cinza com preto e bege, assim por diante.

Cores complementares

É o tipo de harmonização, em looks masculinos, mais difícil de se fazer, pois exige maior conhecimento dos círculos cromáticos. Mas, para facilitar a sua vida, faça a seguinte opção: veja nas peças que você tem em seu guarda-roupa, como por exemplo o blazer, o tom do botão. Este indica qual a cor complementar à da base da peça. Azul e bege são um par de combinação complementar de cor.  

Tríades de cores

Embora a tríade seja a combinação de três cores, pode ser utilizada com apenas dois tons, desde que respeitem a harmonia das cores. Laranja, verde e lilás são uma tríade, assim como amarelo-sol, azul-rei e vermelho.

O que achou de nossas dicas sobre como combinar as cores em looks masculinos? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários que poderemos tratar nos próximos posts.

Quer mais ideias de looks, na prática? Confira o Instagram da Camisaria Italiana.