Sabemos que organização é um desafio para a maioria das pessoas. E isso não ocorre por uma falha pessoal, ou simples vontade de procrastinar, mas pelo fato de a vida estar cada vez mais corrida para todos.

Então, para ajudar você nesta época de mudança, vamos dar dicas para criar metas para o novo ano e, o melhor, mostraremos como cumpri-las ao longo de 2020. Confira!

O que evitar ao criar metas de Ano Novo

Sonhar e ter ambições são aspectos excelentes da personalidade. O problema começa quando você cria objetivos abertos ou genéricos demais. Então, insira o máximo de detalhes reais para ajudar no cumprimento de sua lista de fim de ano.

Veja alguns exemplos práticos:

  • “Quero mudar de emprego.” Para que tipo de trabalho? Com que salário? Tem alguma empresa como meta profissional?
  • “Quero mudar de casa.” Onde seria essa casa? Qual o tamanho? Qual a decoração?
  • “Quero ter o corpo ideal.” O que é ideal para você? É magro? Curvilíneo? Forte?
  • Quero me vestir bem.” O que é estilo para você? Qual seu perfil na moda masculina?

Essas são apenas algumas das possibilidades para você se permitir cumprir essas resoluções e criar metas possíveis de conquistar.

Afinal, se não estruturar corretamente seu objetivo, o caminho não terá uma rota clara, não é mesmo?

Apps que ajudam a criar metas (e cumpri-las!)

A tecnologia é uma grande aliada para todos que desejam realizar algo — estudar melhor, organizar-se, mudar hábitos etc. Então, por que não usar aplicativos para auxiliar a cumprir suas resoluções de Ano Novo, tornando-as realidade?

Veja a seguir algumas opções de aplicativos bem interessantes, voltados a planejamento e acompanhamento de objetivos específicos.

“Quero aprender uma nova língua”

Para atingir esta meta, muito comum entre decisões de Ano Novo, nossas sugestões são Memrise e Duolingo, dois apps gratuitos que vão dar a você uma ótima noção de diversos idiomas, entre os que são mais procurados atualmente.

“Quero entrar em forma”

São muitos os apps com finalidade fitness. Entre esse universo, indicamos o Strava, com foco em corrida e ciclismo. Assim, você organiza seus treinos com muito mais facilidade e ganha um incentivo extra para não deixar de criar metas que possa superar.

“Quero me organizar melhor”

Outro segmento bem popular entre apps. Para isso, separamos três opções: Google KeepEvernote e Google Tasks. Com esse verdadeiro “combo”, você não vai mais se perder nas tarefas do dia a dia.

“Quero um amor”

Se você quer namorar, casar, ou ter encontros, um dos apps de relacionamento mais famosos é o Tinder, que virou até popular tema de música.

“Quero dormir mais e melhor”

Relax Melodies é nossa recomendação, com sua coletânea de músicas e sons muito relaxantes. Você vai acordar muito mais disposto e energizado, pronto para ter dias superprodutivos.

“Quero cuidar da minha vida financeira”

Entre as opções disponíveis atualmente, Guia Bolso é o app voltado para trazer o máximo de informação sobre suas finanças pessoais.

Já Google Sheets oferece uma série de planilhas, já programadas, para você fazer controle de orçamento e muito mais.

Agora, quer investir? Tesouro Direto é um ótimo app para isso e favorece que você faça seus próprios investimentos, com segurança e baixo risco.

“Quero perder menos tempo em redes sociais”

Quality Time ajuda em seu “detox digital” e, de quebra, você economiza tempo para otimizar seu dia, fazendo tudo o que gosta.

Dicas para criar metas que você vai realizar em 2020

Agora chegou a nossa vez de criar uma lista para ajudar. Como você pode, de fato, criar metas e conseguir levá-las até o fim, chegando a 2021 com a sensação de dever cumprido?

Veja nossas sugestões.

Criar metas realizáveis

Já falamos sobre o quão concretas precisam ser suas metas, não é mesmo? Mas vamos trazer um incentivo a mais para você.

Não adianta sonhar com aquela casa, ou aquele carro, que está muito acima de suas posses atuais e que você quer porque quer comprar neste ano. O prazo é muito curto, são apenas 12 meses, e você pode se frustrar demais, caso não consiga realizar essa aquisição.

Portanto, para focar no próximo ano, pense em coisas que você possa conquistar e que vão mudar sua vida. Esse foco, na hora de criar metas, fará toda a diferença.

Você pode, por exemplo, começar a guardar dinheiro para comprar o carro, o imóvel, ou o que for, em 2020. Assim, ao fim do ano você terá caminhado bastante rumo a seu objetivo maior.

Criar metas que estejam sob seu controle

Você pensa com cuidado se os seus objetivos são relativos a coisas que você consegue controlar e fazer? Ou cria metas que dependem de outras pessoas e condições totalmente alheias a você? Se faz parte do segundo perfil, é hora de rever sua forma de projetar seus objetivos.

Afinal, se uma pessoa diz que deseja fazer algo, mas essa ação não está condicionada exclusivamente à própria responsabilidade, disciplina e atitude, a probabilidade de não acontecer — ou, ao menos, de ser diferente do que foi imaginado — é grande. Daí vem a frustração subsequente.

Criar metas em curto, médio e longo prazos

Pegue suas metas grandiosas — sim, sonhar é necessário e nos mobiliza para as conquistas — e divida-as em objetivos menores, que caibam em um período de 12 meses. Assim, ao fim de 2020, você terá progredido bem. E o mesmo deve ocorrer em 2021, 2022 e assim por diante.

O seu progresso passará a ser constante, não pontual. Seus objetivos serão conquistados, pouco a pouco, mas sem hesitação ou desistência. Confie no poder das metas de curto, médio e longo prazos para isso.

Criar metas e manter foco em energia positiva

Pensamento é energia e gera vibração que se propaga por todo o universo. Dessa maneira, podemos observar que ter pensamento positivo é uma forma de atrair para si parte da energia positiva que está em abundância por toda parte — e que você pode captar, se sua sintonia estiver adequada e receptiva.

Portanto, observe seus problemas, na hora de criar metas, como oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e superação dos obstáculos. E se ainda assim você errar, não se preocupe, vai aprender com seu presente para não repetir em seu futuro.

Um olhar de maior positividade frente à vida é capaz de mudar a sua realidade.

Criar metas e começar a agir para concretizá-las

Lista feita, agora só falta agir! Afinal, uma lista na gaveta não adianta nada.

Discipline-se, ponha seu esforço, cada dia um pouco, visando a atingir as metas que estão sob seu controle e são de sua inteira responsabilidade. Certamente, esse será o seu melhor caminho para a conquista do sucesso em 2020.

O que achou de nosso texto sobre como criar metas e resoluções de Ano Novo? Quer mais conteúdos úteis para seu dia a dia? Então, não deixe de seguir nosso Instagram. Até a próxima!