Pelos no rosto são um diferencial no visual de parte dos homens. Mas você, que usa esse estilo, sabe como cuidar da barba, especialmente no verão? Confira no post de hoje cinco dicas sobre o que precisa fazer para manter sua barba impecável.

Primeiramente, temos de apontar o que pode acontecer se não tiver o cuidado exato que sua barba exige. Os fios ficarão sujos, com aspecto menos bonito e sem forma, e haverá maior chance de mau odor, irritação e até fungos em sua pele. Não é o que deseja, não é mesmo?

Então, se cuidar da barba no dia a dia já é um hábito necessário para o homem que se preocupa com a higiene e com a própria aparência, no verão a atenção passa a ser redobrada. A partir de agora, veja o que você deve fazer por sua barba na estação mais quente do ano.

Como cuidar da barba no verão

1. Lave com frequência

Vamos pensar: no verão, o que acontece com nossa pele? Transpira muito, certo? Isso pode fazer com que a área da barba fique mais úmida. Portanto, é recomendado lavar a área com frequência ainda maior, em comparação com os dias de clima mais ameno, ou frios. Nessa tarefa, use xampu sem sulfatos, parabenos e outras substâncias abrasivas.

Assim, você não fica com a pele ressecada e, ao mesmo tempo, retira as impurezas da barba. Lembre-se também de aplicar condicionador.

2. Penteie e seque

Após o banho, penteie e seque sua barba.

O processo ideal é o seguinte: escolha um pente e o reserve apenas para a área da barba. Para o cabelo, separe outro; assim, você não transfere eventuais microrganismos, como fungos, de uma região à outra. Além disso, use pente de madeira para evitar que os fios fiquem muito elétricos e rebeldes.

Passe seu pente pela barba com suavidade. Desse modo, você a desembaraça e retira o excesso de água e algumas partículas, como células mortas, que ainda possam persistir.

Depois, separe a toalha e a aperte gentilmente contra os pelos do rosto para que a água seja absorvida. Não é necessário esfregar o tecido.

Fazer esse procedimento auxilia na retirada da umidade, impedindo a instalação de bactérias e fungos, e reduz a chance de caspa, micose e alergias.

3. Hidrate

Como a barba tem fios mais grossos que os do cabelo, hidratar a área é essencial. Para essa finalidade, existem ótimos óleos de barba que dão suavidade aos pelos. Assim, nada mais de coceira e de fios arrepiados.

Fique com um visual incrível ao cuidar da barba!

4. Aplique protetor solar na pele sem pelos

Um óleo de barba, que tenha na composição óleo de girassol, vai ajudar a proteger sua barba da incidência – e dos danos – dos raios solares. E um benefício extra: é vitaminado, deixando a sua barba mais forte e mais brilhante!

5. Beba ainda mais água

A água ajuda na hidratação de sua barba de dentro para fora. Assim, com os cuidados anteriores que sugerimos, os fios da área ficarão muito mais bonitos e mais saudáveis, e sua pele bem mais protegida.

O que achou dessas dicas de como cuidar da barba no verão? Se gostou do conteúdo, não deixe de ler o artigo: Confira 5 tendências de moda masculina para a primavera-verão 2020!