Com o verão cada vez mais próximo, é essencial cuidar da pele. O problema é que muitos homens têm preguiça de se cuidar e acabam se expondo a riscos para a própria saúde.

Vejamos no artigo de hoje quais fatores podem prejudicar a pele no verão e algumas dicas sobre cuidados de forma simples e rápida.

A pele masculina

Embora estereotipados como ‘o sexo forte’, a pele do homem diz o contrário. Sua cútis do rosto é bastante frágil. Excessivamente oleosa, devido à alta testosterona, tem poros mais dilatados, mais suor e micro-organismos que a feminina. Tudo isso combinado, pode gerar até mesmo queimaduras e infecções.

E não para por aí: a pele masculina também envelhece mais facilmente, pois não produz tantos antioxidantes.  Esse é um cenário que indica a você cuidar da pele, não é mesmo? Então, acompanhe, a partir de agora quais os riscos do verão para a pele masculina.

Pele no verão: riscos para o homem

Vamos listá-los, para você ter uma ideia rápida do que estamos tentando alertar para ajudar a sua saúde:

  • Maior radiação solar – o que, combinado ao efeito estufa, buraco na camada de ozônio e aquecimento global faz com que a sensação térmica seja ainda mais elevada e os raios solares incidam com mais força, provocando problemas de saúde para a pele desprotegida;
  • Pele com oleosidade desregulada – porque nessa estação do ano, com o calor, o corpo produz mais sebo para proteger a pele. Contudo, isso não é sinônimo de pele hidratada, mas sim, de pele engordurada, que pode reter mais detritos, micro-organismos e outros agentes que venham a provocar doenças;
  • Maior transpiração – pode ampliar a chance de queimaduras, devido à composição do suor sobre a pele e a incidência do sol;
  • Elevada desidratação – por conta do fenômeno citado acima, o efeito é lógico. Peles mais desidratadas são também menos resistentes à agressão do ambiente;
  • Combinação calor e poluição – porta aberta para prejudicar a pele masculina, retirando sua barreira de proteção; entre outros fatores.

Cuidar da pele: qual a rotina ideal para homens e sua pele no verão

Limpeza sem exageros

O primeiro efeito de limpar sua pele todos os dias é que ficará com a sensação refrescante e a própria textura mais leve. Escolha produtos para cuidar da pele que sejam neutros e com menos química, como espuma de limpeza e outros. De quebra, você ainda evita irritações. Faça o processo, ao menos, ao acordar e antes de dormir.

Esfoliação semanal

Esfoliação é, em resumo, uma técnica de limpeza mais profunda, que remove impurezas e camadas de pele morta, penetrando em zonas mais internas da derme. Por isso, não invista em esfoliação para pele no verão por mais de uma vez na semana, ok? Caso contrário, sua pele ficará mais exposta e frágil, dificultando até o barbear.

Hidratação constante

Como vimos, a pele no verão fica mais oleosa, mas não hidratada. Portanto, recorrer ao hidratante cosmético é essencial para manter a saúde do rosto e do corpo. Faça o procedimento sobretudo após a esfoliação para complementar o processo. Mesmo porque, após serem removidas as impurezas e com folículos mais abertos, o produto será absorvido plenamente. Sua pele agradece!

Proteção solar

Envelhecimento precoce e até câncer de pele são duas consequências bem graves da exposição ao sol de forma excessiva, ou entre 10h e 15h. A dica para cuidar da pele nesse caso é: filtro solar no rosto e nas partes expostas do corpo. Isso mesmo!

Inclusive, é importante ter dois tipos de protetor: um para a face e outro para o corpo, pois têm funções específicas. Informe-se sobre o melhor tipo de protetor para seu tom de pele. Quanto mais clara, mais alto o fator, quanto mais negra, o fator pode até reduzir, mas o produto deve ser usado, de qualquer forma.

Maior ingestão de água

E já que falamos na hidratação de ‘fora para dentro,’ não podemos deixar de lado aquela que é de ‘dentro para fora’, ou seja, beber muita água. Entre dois a três litros diariamente. E, não, não conta cerveja, suco, vitamina… é água pura mesmo.

E então? O que achou de nossas dicas para cuidar da pele no verão?
Para mais dicas sobre estética e estilo não deixe de acompanhar o blog. Até a próxima!