Você sofre com pelos encravados em seu rosto? Sim? Então, continue a leitura, pois, no post de hoje, vamos dar dicas de como evitar pelos encravados ou removê-los.

Além disso, vamos lembrar os principais cuidados que se deve ter com a pele do rosto. Acompanhe.

Por que você tem pelos encravados?

A resposta para essa pergunta tem origem no nascimento de cada pelo. Se, ao despontar, o fio tem uma direção indevida, curva-se e volta ao folículo. Outra possibilidade é a de não ter força para atravessar a barreira da pele.

Por isso, ficam os pontos volumosos, vermelhos ou amarelados, e algumas vezes provocam dor e coceira — em um processo também conhecido como pseudofoliculite.

Outra explicação para pelos encravados é o fato de o poro estar entupido, obstruindo, por consequência, a passagem do fio.    

Como você pode evitar pelos encravados?

Os pelos encravados podem ser minimizados — ou até eliminados — graças a alguns cuidados com a pele do homem. Os principais são:

  • Limpeza correta da pele: higienização com sabões é fundamental. Mas, uma dica extra: se você já sofre com o problema, use sabões para pele oleosa ou acnosa, pois têm potentes cicatrizantes.
  • Esfoliação periódica da área da barba: esses produtos têm propriedades abrasivas e, por isso, removem mais facilmente as células mortas. Repita esse processo, ao menos, duas vezes a cada sete dias.
  • Barbear cuidadoso: é necessário um pequeno, mas valioso, ritual:
    • primeiramente, lavar o rosto, na parte dos pelos da barba, com água morna, para dilatação de poros e maleabilidade de fios;
    • use espuma ou gel de barbear, pois ajuda a hidratar, cicatrizar e proteger a pele, uma vez que reduz o atrito com a lâmina;
    • não estique a pele com as mãos, tampouco passe a lâmina mais de uma vez na mesma área;
    • a lâmina deve ser aplicada sempre no sentido do crescimento do pelo;
    • aplicar pós-barba, para tratamento da pele que está, agora, mais exposta. Nada de formulação com álcool;
    • substituir a lâmina de barbear periodicamente, respeitando, ao menos, a indicação do fabricante. Caso contrário, sua pele sofrerá ainda mais desgaste, com lâminas pouco afiadas.

Como você viu, são alguns cuidados essenciais, mas que podem livrar você desse problema, ainda mais em épocas do ano em que a ocorrência dele é maior, como no verão, devido ao aumento de suor e de oleosidade.

O que você deve fazer para remover pelos encravados?

A palavra-chave aqui é: tenha paciência. Isso mesmo, porque o pelo precisará crescer um pouco e sair da camada profunda da pele para que você possa retirar com pinça. Na sequência, use sabão antisséptico.

É a melhor opção para quem deseja evitar a possibilidade de inflamação. Afinal, a pele com feridas e cortes é uma grande porta para que bactérias e micro-organismos nocivos penetrem e causem males à saúde. 

Se o seu quadro for mais crônico, deve cogitar contar com a orientação de um especialista em dermatologia. Todas as informações serão baseadas em conhecimento científico e direcionadas para solução de seu problema com os cuidados essenciais para você.

O que achou de nosso post sobre como evitar pelos encravados e removê-los? Lembre-se do seguinte: para muito mais conteúdo sobre moda, estilo e bem-estar masculino acompanhe o blog da Camisaria Italiana.