Imagine a seguinte situação: você tem um happy hour marcado, que vai ser incrível, só com gente interessante. Abre o armário para pegar aquela camisa de impacto para a ocasião e…. ela está manchada! Como lidar?

Acompanhe no post de hoje como eliminar uma série de manchas em camisas masculinas, bem como algumas dicas essenciais para conservar suas peças por muito mais tempo.

Cuidados iniciais

É importante, antes de tudo, considerar que nem todo tecido é igual. Portanto, cada qual tem um grau de resistência e, consequentemente,  necessitará de maneiras próprias para remover manchas que eventualmente surjam e, desse modo, possa-se conservar bem a roupa.

No caso de algodão, que se trata de uma fibra um pouco mais resistente, pode ser aplicada a técnica do atrito do tecido, friccionando-o. Já seda ou lã não podem ser submetidos a esse tipo de ação, então, outros cuidados são mais indicados para não danificar a delicada estrutura deles ao tentar eliminar as manchas em camisas masculinas.

De qualquer forma, o que é essencial, seja qual for o tecido, é evitar que qualquer tipo de mancha penetre profundamente nas fibras. Portanto, a dica é: aja rapidamente para que a remoção de manchas em camisas masculinas seja facilitada.

Além disso, cheque sempre a etiqueta de sua peça para se orientar pelas dicas do fabricante sobre cuidados e composição do tecido. Assim, será mais fácil adotar uma ação específica e mais suave para a peça.

Como remover 10 tipos de manchas de camisas masculinas

Para ajudar você, vamos falar, de maneira específica, das dez manchas de camisas masculinas mais comuns, para saber exatamente o que deve fazer de modo a não permitir que a sujidade fique impregnada no tecido.

1. Manchas de café

Aqui temos uma particularidade: a cor da substância. Isto é, quanto mais escura for, a chance de impregnar cresce.

O café, como você deve imaginar, é um dos piores líquidos para o tecido, por sua pigmentação elevada. Ele chega a provocar manchas escuras até mesmo em superfícies como a madeira.

O que fazer, então? Aplicar, o mais rápido possível, água quente bem em cima do local, para dissolver a concentração do pó de café. Na sequência, lave com sabão do tipo neutro.

Se a mancha secou, misture água quente e bicarbonato de sódio, deixe agindo por cinco minutos e faça a lavagem com sabão neutro. 

2. Manchas de vinho tinto

Esta é outra mancha com alta pigmentação. Aja rápido e seque o local com papel-toalha. Depois, tente lavar com água quente e bicarbonato de sódio, com uma escovinha sobre a mancha. Na sequência, faça a lavagem com sabão neutro de toda a peça.  

Se não conseguir encontrar os ingredientes acima, use vinagre branco sobre a mancha e deixe agindo por alguns minutos. Depois, use o sabão neutro para a lavagem. 

3. Manchas de ketchup ou mostarda

Apesar das cores fortes, são um tipo de manchas de camisa masculina de fácil remoção. Basta remover o molho com um papel toalha e aplicar três colheres de sopa do vinagre branco sobre a área, deixando-o agir por alguns minutos. Em sequência, lave com detergente neutro e água morna.

4. Manchas de sangue

Para líquido fresco, lave com água com gás e sabão do tipo neutro. Se já tiver secado, aplique aspirina triturada a um pouco de água e água oxigenada dez volumes. Deixe por alguns instantes e passe uma escovinha. Depois, é só lavar normalmente. 

5. Manchas amareladas sob o braço

Essas manchas são, em grande parte, provocadas pela ação acumulada dos cosméticos usados no corpo, como desodorantes. Opte por produtos que não contenham alumínio na formulação, para evitar o efeito.

No caso de manchas em camisas masculinas, você deverá usar uma esponja umedecida com água oxigenada sobre a área, deixar agir por alguns minutos e lavar a peça, lembrando de esfregar com alvejante, de forma vigorosa.

6. Manchas de lama

Não deixe que a lama se espalhe, mas retire a substância com pano úmido ou papel-toalha. Lave o lugar com detergente neutro, daqueles de cozinha, e água. Esfregue com uma escova, de forma bem suave, e deixe agir por meia hora. Caso o problema não saia de primeira, repita a operação, pois a mancha desaparecerá aos poucos.  

7. Manchas de tinta

Caso seja tinta do tipo acrílica, passe leite quente, ou suco de limão. Deixe ficar por alguns momentos e logo lave com sabão do tipo neutro.

Além disso, se for mancha de tinta de caneta, é necessário somente usar algodão úmido com álcool e aplicá-lo sobre a região. A tinta será removida desse modo.

8. Manchas de cera

Para esse tipo de mancha a dica é: espere secar. Pode usar até mesmo um secador de cabelo, se não puder perder tempo. Depois, retire a cera com uma faca sem corte, para tirar totalmente o excesso dela. Então, deixe a camisa mergulhada em água quente com bicarbonato de sódio. Em um minuto, a mancha terá ido embora.

9. Manchas de batom

Com acetona, a mancha será removida sem maiores problemas. Mas, muito cuidado: use acetona somente para manchas em camisas masculinas brancas, certo?

Se for uma peça colorida, basta aplicar um cubo de gelo sobre a região manchada e lavar logo em seguida com sabão neutro. 

10. Manchas de chocolate

Para remover de forma completa, use água em temperatura fria. Retire a cobertura de chocolate e, então, lave a peça com sabão neutro e água fria.

Como conservar camisas masculinas por mais tempo

Para deixar suas camisas como novas por mais tempo, primeiramente é necessário verificar a etiqueta da peça e esclarecer quais os cuidados exigidos pelo fabricante. Além disso, separe todas as camisas do tipo social para lavar em separado, evitando assim quaisquer problemas, como a contaminação por cores de outras peças.

Ao passar a camisa, não esquente demais o ferro. O efeito buscado é tirar vincos e não queimar o tecido.

Gostou deste artigo sobre como remover manchas de camisas masculinas? Agora que você já sabe como manter suas peças livres de mancha e preservá-las por muito mais tempo, não deixe de descobrir como conservar um terno masculino.