Dias com temperaturas mais quentes podem ser desafiadores para os homens, sobretudo os que precisam manter o estilo mais formal. Por isso, vamos dar dicas de como se vestir bem, mesmo em dias ensolarados do verão. Confira os detalhes no artigo a seguir.

Como manter o estilo no verão: bermuda e suas combinações

Primeiramente, foco no comprimento da peça que é a cara da moda masculina no verão. Use bermudas mais curtas, até acima do joelho. Não confunda com shorts, também uma boa opção, mas são ainda mais curtos.

Além disso, nada de modelos de bermuda com diversos bolsos, as chamadas cargo.

Não sabe como fazer as melhores combinações de bermudas para 2020? Então, preste atenção às dicas adiante.

Bermuda com camisa de manga curta

A camisa pode ser tanto lisa quanto com estampas ou xadrez, o que vale é a versatilidade. Você pode vesti-la para dentro ou por fora da bermuda. Inclusive, se você for mais nerd, pode abotoar o colarinho ou usar o combo camisa e camiseta por dentro.

Bermuda com camisa de manga longa

É uma opção de look muito bacana, ao mesmo tempo confortável e com um toque de elegância. Funciona muito bem para um primeiro encontro ou um happy hour.

As mangas desse tipo de camisa devem ficar, preferencialmente, dobradas e a camisa pode estar tanto por fora da calça quanto por dentro, dependendo do estilo particular.

Para calçar, mocassim, dockside, chinelo com uma proposta mais social, tênis social ou sapato social — sem meia aparente.

Bermuda com camiseta polo

Sim, esse combo é muito tradicional, as outras gerações já usam. O ponto é o seguinte: usar polo em modelagem ajustada no corpo, para dar um toque de modernidade. Estampas também estão em alta nessa proposta.

Bermuda jeans e camisa jeans

Este conjunto é muito funcional para a proposta do verão. Para não errar, não precisa usar o look total jeans, mas a camisa ou a bermuda. Ou ainda brincar com tons de azul desse tecido. Funciona em diversas ocasiões.

Bermuda e os tecidos que são tendência

Para o verão 2020, as melhores tendências em bermuda são sarja e linho, suaves na pele e muito frescos. Esses tecidos trazem conforto total.

Bermuda e camiseta

Para esse par funcionar de verdade, não deixe de experimentar opções e possibilidades. Se for bermuda estampada, a camiseta deve ser lisa, ou o contrário. 

Cinto conta muito bem como um detalhe estiloso em seu look e você pode manter o estilo pessoal sem dificuldade. Também valorize a gola canoa, mais aberta e que favorece os ombros.

Lembrando que é interessante depilar, ou aparar, os pelos do peito para ter um visual mais limpo.

Investindo em shorts

Shorts devem seguir o seu tipo de corpo, com linhas limpas e modelagem ajustada. Estampas são uma boa pedida para esta peça.

Listras são uma boa pedida

Como calor lembra sol, praia e mar, a padronagem de listras que é muito usada no estilo marinheiro, ou navy, ganha força. As combinações de cor para peças listradas ficam entre o azul-marinho e o branco.

Óculos escuros não podem faltar

Óculos de sol deixam o homem com o rosto mais simétrico, além de conferir um ar misterioso e glamouroso. Portanto, são uma das melhores dicas para homens manter o estilo na estação e ainda proteger os olhos.

Cuidados com a pele

Nesta estação no ano, a pele passa por algumas situações delicadas:

  • maior exposição ao sol;
  • quantidade intensa de transpiração;
  • oleosidade em alta.

Portanto, é necessário usar protetor solar com o fator de proteção mais adequado a seu tom de pele, lavar o rosto com sabonete neutro, ao menos duas vezes todos os dias, e usar esfoliante uma vez na semana para remover excesso de impurezas.

Relógio também conta

O ideal para o homem que não abre mão do acessório é deixar a pulseira de couro de seu modelo preferido de lado um pouco, por conta da transpiração. Aposte nas pulseiras em náilon, ou de aço, que não sofrem com a ação do suor e não têm a durabilidade afetada.

Cuidados com cabelo

Se você sente muito calor, o melhor é manter os fios curtos — a sugestão de corte é o fade, ou degradê, nas laterais, para manter o estilo no verão.

Mas a dica geral é cuidar dos fios, desde a lavagem com xampu e condicionador, que removerão excesso de suor impregnado na cabeça e purificarão as raízes do cabelo, evitando caspa, seborreia e a temida queda.

Usar produtos leave-in (sem enxágue) com fator de proteção solar também é uma escolha inteligente, pois o cabelo fica exposto de forma mais direta à radiação solar.

Escolha de calçados

Para quem acha que verão deve se resumir a tênis de corrida e chinelo nos pés, vamos mostrar agora que há muitas opções para o homem que visa a manter o estilo.

Tênis branco

Esse é o item, possivelmente, mais fashion da moda para os pés masculinos. A combinação ideal é com a meia sapatilha, aquela que não aparece no tornozelo, mas ainda assim protege o pé do contato com o tecido, minimizando odores inconvenientes gerados pela transpiração.

Alpargatas

Melhor opção que chinelos e outros itens mais simples para os pés. Oriundo da moda náutica, não pode faltar como opção para homens que desejam manter o estilo.

Sapato dockside

Este sapato, que tem como característica um tipo de amarração bem especial, 360 graus, é muito utilizado por homens em barcos e, por isso, saltou da vida cotidiana para as passarelas como marco de estilo, leveza e conforto para o verão.

Materiais de calçados para o verão

Evite couro e tecidos quentes e sintéticos. Invista em camurça ou em lona para os pés, que permitem melhor circulação de ar e equilíbrio de temperatura.

Inclusive, sabe aquele seu All Star que andava esquecido? Esta é uma ótima ocasião para resgatá-lo. Afinal, é confortável e fresquinho.

Melhores tecidos e cores de roupas

Deixe de lado peças de fibras sintéticas, como rayon, poliéster e outras. Priorize os tecidos mais naturais, como linho e 100% algodão, sobretudo. Esses deixam sua pele respirar melhor.

Faça um teste simples: pegue a camisa e tente respirar através do tecido. Se conseguir, é uma trama confortável para o verão. Se não, evite, pois será mais bem aproveitada em dias frios.

Pensando em tramas mais abertas do tecido, temos a lã fria como uma ótima pedida, pois embora pareça algo relacionado ao inverno, é excelente para equilibrar a temperatura. Não por acaso, era a escolha de pessoas que viajavam pelo deserto — ambiente cuja amplitude térmica é imensa. Para escolher a melhor lã, veja o número que a acompanha, quanto mais alto, mais fino e, portanto, mais fresco.

Em relação a cores, foque nas claras, que não absorvem tanta luz, o que ajuda no equilíbrio de temperatura de seu look e você não sofrerá tanto.

Estampas são ótimas escolhas para essa estação que, por si só, tem uma aura de alegria. A dica são as estampas florais em suas mais diversas padronagens. O interessante é que esse estilo serve tanto aos fashionistas quanto aos discretos, o que mudará serão as combinações e intensidade de cores na peça.

Calças certas

Embora as bermudas ganhem muita atenção no verão, calças devem ser valorizadas, seja porque não podemos estar de bermuda em todos os locais, seja por uma questão de ter mais opções para vestir bem e manter o estilo.

Há uma grande vantagem em calças: mantêm a pele protegida do sol, sem ser necessário aplicar protetor solar na área. A aposta deve ser em cores neutras, tons pastéis e claros. Se você deseja uma peça mais chamativa e colorida, lembre-se de equilibrar o resto do visual para tons mais neutros.

Outra sugestão de uso da calça que é tendência é o de dobrar a barra da calça, deixando o tornozelo mais à mostra, com meia sapatilha, invisível. Para trabalhar, não há coisa melhor.

O perfume e o desodorante ideais

Deixe de lado os tradicionais aerossóis ou roll-on e faça uso dos clinicals, que são fabricados em creme ou gel, pois são mais eficazes na proteção da pele, contendo, ao máximo, a transpiração, sem afetar a saúde.

Já em relação a perfumes, use algo sempre mais leve e refrescante, como os cítricos, florais leves ou aquáticos.

O terno para o verão

Sim, é possível usar terno de maneira confortável, mesmo no verão. A opção é pelo conjunto de terno bege. Mas uma observação essencial: esse tipo de terno é menos formal, portanto, recomendado para situações diurnas e casuais.

O que achou desse artigo sobre manter o estilo no verão? Para ver novos conteúdos com dicas de estilo e beleza para homens antenados, continue acompanhando nosso blog.