O frio chegou, e com ele veio também a oportunidade de investir na elegância! Afinal, esta época do ano é ideal para usar casacos, cachecóis e outros acessórios de inverno, que acrescentam um toque refinado e diferente ao traje do dia a dia.
Mas o aumento no número de peças e camadas de roupas de inverno pode gerar dúvidas para alguns homens. É preciso combinar o cachecol com o sapato? Qual é o tecido de casaco que cai bem com determinada camisa?
Se você também não sabe as respostas para essas perguntas, nem como combinar as roupas de inverno, confira no post de hoje algumas dicas para aproveitar a estação com versatilidade e praticidade!
Elegância com as roupas de inverno
O frio impõe o uso de mais roupas de inverno, mas isso não implica necessariamente em mais tempo e esforço na hora de escolher o que usar. As peças básicas você já deve ter no seu guarda-roupa. O desafio, agora, é adicionar aquelas que vão fazer toda a diferença nos dias mais frios:
- Cores neutras são mais fáceis de combinar: branco, preto, marinho, cinza e café, por exemplo;
- Um casaco curinga ajuda na hora de sair para o trabalho sem precisar pensar muito;
- Conheça as peças que possui no seu armário e deixe-as à vista;
- Experimente algumas combinações na frente do espelho para saber quais ficam bem, escolher as que você gosta e quais não funcionam. Ter consciência do que cai bem ou não no seu tipo físico ajuda a escolher as peças, e a combiná-las com mais rapidez.
Como escolher casacos que combinem com suas peças de roupa?
Cor
O ideal é que os casacos tenham cor neutra, para que possam ser utilizados com a maioria das suas roupas de inverno. O preto é o mais básico e geralmente cai bem com tudo. Marinho, chumbo e café também são ótimas opções. Se o seu estilo é mais descontraído, tons de verde, azul e até mesmo tons terrosos podem ser boas apostas!
Tecido e modelo
O tecido deve ser versátil para combinar com sua roupa básica e o modelo também deve estar em harmonia com as outras peças.
- Sobretudos de sarja caem bem com roupas de inverno mais sociais, e podem ser usados tanto no trabalho quanto para sair à noite;
- A jaqueta de couro pode ser usada no ambiente de trabalho, desde que o modelo tenha um corte reto e seja sem bolsos ou detalhes chamativos;
- O suéter ou cardigã de malha ou lã por cima da camisa são excelentes opções para ambientes de trabalho, tanto os formais como os mais descontraídos;
- O blazer é um grande aliado no inverno, podendo, inclusive, ser combinado com um suéter ou cardigã por baixo em dias mais frios. Os modelos de alfaiataria em sarja são os mais encontrados, e vale a pena testar o caimento.
Como usar os cachecóis e acessórios de inverno?
Os cachecóis são uma ótima forma de dar um toque de elegância à roupa de inverno, além de proteger você do frio! As luvas, apesar de menos comuns aqui no Brasil, também podem ser usadas para quebrar a monotonia de um visual neutro.
Se você tem medo de errar nas cores, e por isso seu guarda-roupa é composto de peças em tons neutros, não se preocupe. Com os acessórios de inverno certos, você quebra a austeridade com estilo e elegância. Cachecóis com estampas xadrez, ou então em tons mais vibrantes, como o bordô, casam com a paleta de cores neutras do inverno, como o preto e o marinho.
Agora, se seu armário está cheio de roupas de inverno em cores fortes e marcantes, adote a lógica contrária. Opte por acessórios de cores mais sóbrias e lisas. Assim, será mais fácil combiná-los.
A cor dos seus acessórios de inverno não precisa ser exatamente a mesma que o seu sapato ou o seu cinto, mas se você estiver usando peças de cores muito chamativas, elas devem ter uma harmonia. Se o seu cinto é azul, por exemplo, uma boa opção é usar um cachecol de cor análoga, como o roxo. Falando em cachecol, dê preferência para os modelos sem franja e em tonalidades escuras, sejam lisos ou com detalhes discretos em xadrez.
Os acessórios de inverno feitos de materiais mais pesados, como os cachecóis de lã, geralmente caem melhor para o público masculino. Além disso, eles podem ser usados de diferentes formas:
- Fazendo uma gravata frouxa, com as extremidades juntas e soltas no centro, que cai bem com um casaco aberto;
- Enrolando no pescoço com duas voltas, deixando as duas pontas soltas na frente, dando a impressão de alongamento;
- Atravessando uma ponta maior sobre o pescoço, pela frente, e jogando-a para trás sobre o ombro, dando um ar mais descontraído;
- Colocando o cachecol na parte de trás do pescoço e deixando-o caído sobre o casaco, uma opção que combina com o uso do sobretudo.
Gostou das nossas dicas de como usar os acessórios de inverno? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!