Os dias mais quentes são, com certeza, os que mais ameaçam a elegância das pessoas em suas tarefas diárias. Muitas vezes, é um desafio escolher roupas leves e frescas, mas apropriadas para o ambiente de trabalho ou uma ocasião específica.

Pensando nisso, preparamos este post com algumas dicas para os homens combinarem peças confortáveis, mas mantendo o estilo no verão!

Quais são os tecidos mais apropriados para o verão?

Linho

Apesar de haver certa controvérsia sobre o uso desse material no verão, ele pode ser um grande aliado dos homens, se usado corretamente. O tecido de linho é feito de fibra natural – planta herbácea da família das lináceas – e é um dos mais antigos da história da humanidade.

É importante, porém, atentar-se à espessura do tecido quando for usado no verão, dando preferência para as peças mais leves. Além disso, vale mencionar sua facilidade de amassar, o que incomoda muita gente.

Existem, no entanto, alguns tecidos híbridos, que misturam linho com algodão e outras fibras naturais, ficam mais maleáveis e até com acabamento resinado, o que ajuda os homens que querem manter o estilo no verão. 

Algodão

É outra fibra natural muito favorável para dias quentes. As peças 100% algodão são mais leves e permitem que a pele respire facilmente. O algodão egípcio apresenta alta qualidade, proporcionando suavidade e maciez, por ser mais fino. Outro material também nobre é o algodão pima, originário do Peru, que deixa as peças leves e resistentes. 

O chambray e a tricoline também são tecidos desenvolvidos com algodão que atendem bem o guarda-roupa dos homens. O tecido cambraia é outra opção leve e pode ser feito de algodão, linho ou uma combinação dos dois com outras fibras.

Na escolha de peças de algodão, é importante verificar se não há a mistura de fibras sintéticas, pois isso deixa a peça mais quente. Ao comprar ternos de algodão, verifique, também, o tecido do forro – o cetim e a seda os mais recomendados.

Lã fria

Apesar de associarmos com inverno, a lã fria é um tecido muito versátil e atua como um isolante térmico, refrescando no calor e protegendo no frio, tanto que ele é muito usado no deserto por ajudar a aguentar as extremas variações de temperatura.

Vale atentar-se à gramatura do material, sendo mais recomendadas as espessuras acima de Super 100, pois quanto mais alto o número, mais leve é o tecido. A lã tropical, por exemplo, tem uma trama mais aberta e um fio mais fino (Super 180), e ajuda os homens a manterem o estilo no verão. 

5 combinações para aproveitar o verão com elegância

1. Costume de lã fria + camisa de algodão + sapato social

Ao escolher um costume ou blazer mais leve, é essencial que a camisa seja feita de uma fibra natural para que a pele do seu corpo possa transpirar.

2. Camisa de linho clara + calça chino + oxford estilo Brogue

Conhecida, também, como calça de sarja, ela é feita de algodão, lã ou ambos, e é mais fresca do que o jeans, portanto, uma ótima opção para os homens que querem ter estilo no verão.

Cores mais claras também ajudam a dar sensação de frescor, como a camisa de linho branco. O sapato estilo Brogue possui detalhes de costura e furos no cabedal e no bico, o que é importante para não deixar os pés abafados. 

3. Camisa de algodão + bermuda de linho + mocassim ou alpargata

Para ocasiões mais informais, a combinação de bermuda e camisa cai bem. O mocassim deixa o look um pouco mais sóbrio, enquanto a alpargata dá um ar mais descontraído.

4. Camisa de algodão de manga curta + calça de sarja clara + sapatênis

A camisa de manga curta pode ser uma grande aliada para manter o estilo no verão. Se o ambiente é mais formal, opte por um sapato mais social, caso contrário, invista no sapatênis.

5. Camisa slim de linho + bermuda de linho + sandália

Aposte em cores claras, como azul claro, bege, branco e verde água. A camisa slim deixa o look mais alinhado e sem excesso de tecido. A sandália masculina tem ganhado destaque e é uma opção tão leve quanto um chinelo, porém mais elegante para manter o estilo na estação mais quente do ano.

E então, gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Camisaria Italiana para tirar dúvidas e conhecer as tendências da moda masculina. Até a próxima.