Aqui no blog da Camisaria Italiana, sempre destacamos tendências e dicas de estilo para os homens modernos, mas um fato muito importante pode passar despercebido. De nada adianta estar na moda, mas amassado. Andar com uma camisa social bem passada é fundamental para estar elegante tanto no trabalho quanto nos compromissos sociais. Neste post, vamos explicar como passar camisa social de forma fácil e prática.
Passo a passo: como passar uma camisa social sem dificuldades
Além de poder estar sempre com o visual alinhado, saber passar uma camisa social proporciona independência e eficácia. Para não gastar tempo ou dinheiro terceirizando esse serviço, confira as nossas dicas:
1. Verificar etiqueta
Confira as informações da etiqueta tanto para lavar quanto para passar. Ela contém informações importantes sobre a forma recomendada de lavagem, secagem, temperaturas etc.
2. Conferir a limpeza
Verifique se a camisa está bem limpa e se não há manchas. Além de evitar que você gaste tempo desnecessário passando uma camisa que precisará ser lavada novamente, passar o ferro sobre manchas dificulta sua remoção.
3. Regular temperatura
Antes de começar a passar, regule a temperatura do ferro. Isso vai depender do tecido da sua camisa. A melhor forma de saber essa informação é consultando a etiqueta, como dissemos no tópico anterior. Os símbolos indicam se é recomendado usar temperatura baixa (110ºC), média (150ºC) ou alta (200ºC) e se o uso de vapor também é uma boa opção para sua camisa. De forma geral, tecidos de fibra natural podem ser passados com o ferro mais quente, enquanto tecidos mistos ou sintéticos requerem uma temperatura mais baixa.
4. Passar na ordem recomendada
Para otimizar o processo, existem algumas opções de roteiro a se seguir. Você pode testar alguns para encontrar a melhor forma para você. Um dos mais comuns é:
- Estique bem a camisa e prefira passá-la ainda levemente úmida (ou, se necessário, use um spray com água para isso).
- Desabotoe a camisa.
- Comece pelo colarinho, deixando-o esticado e reto, passando do centro para as extremidades, primeiro a parte externa e depois a interna. Use movimentos curtos.
- Em seguida, posicione o ombro na parte mais fina da tábua, estique o tecido e movimente o ferro a partir da costura do colarinho para o restante da camisa, com movimentos em direção às costas da camisa.
- Passe os punhos, abrindo-os completamente. Comece pela parte externa e depois interna, passando o ferro ao redor dos botões.
- Siga para as mangas. Estique-as bem e segure-as com as mãos enquanto passa, para mantê-las esticadas e evitar vincos.
- Passe a parte frontal da camisa. Comece pelo ombro e vá descendo, passando o ferro ao redor dos botões.
- Passe as costas da camisa, a partir da costura dos ombros, na parte superior e vá descendo. Passe o ferro do centro em direção às costuras laterais.
- Confira se está tudo certo e, se necessário, repita alguma das partes.
5. Pendurar em um cabide
Depois de concluído, abotoe a camisa e pendure-a em um cabide imediatamente. Aguarda a camisa esfriar para guardá-la no guarda-roupa.
Dicas extras: lavagem
As etapas anteriores ao momento de passar a camisa também são importantes para garantir a duração e conservação de uma camisa.
- Se possível, lave as camisas de acordo com o tecido. Também se lembre de separar roupas brancas e coloridas.
- Evite sobrecarregar a máquina de lavar e opte por não centrifugar suas camisas, pois isso facilita a etapa de passar as peças, diminuindo a criação de vincos.
- Use amaciante.
- Sacuda as camisas assim que tirá-las da máquina e pendure-as em um cabide para secar.
- Recolha-as para passar quando ainda estiverem levemente úmidas.
Conheça mais sobre a composição das camisas sociais masculinas com o post Caimento perfeito: escolha o tecido de camisa certo para você.