Você sabe que existe um código de vestimenta para as mais variadas situações, não é mesmo? Isso inclui o contexto de uma entrevista de emprego também.

Neste post vamos explicar como escolher o melhor look para uma entrevista de emprego, cuidados necessários e erros a se evitar. Confira a partir de agora!

Faça pesquisas sobre a empresa

Tente avaliar, com informações acessíveis online e opiniões de quem está ou esteve lá, qual o tipo de imagem que a empresa pretende passar e quais são as políticas que valoriza.

Assim, já é possível ter uma primeira noção a respeito do grau de formalidade, ou não, que você, como candidato a uma vaga precisará apresentar para seus avaliadores, de modo a impressioná-los e se aproximar do sonho da conquista do emprego.

Se for uma empresa muito nova, ou se agirem de forma muito fora do radar, você deve se orientar pelo conceito de ‘meia-formalidade’, ou seja, não precisa usar seu terno completo, mas pode trabalhar um pouco de sua elegância, para mostrar boa aparência.

O que não vestir

É importante saber o que não usar nessa ocasião, então foco nestas dicas:

  • Calças muito customizadas, com rasgos, brilhos ou furos;
  • Expor a roupa íntima, por calças de cintura baixa;
  • Camisas muito justas, cavadas etc;
  • Camisas de esportes, de partidos, com estampas ‘de humor’ e/ou polêmicas;
  • Calçados muito desgastados, com furos e descolando sua sola;
  • Chinelos;
  • Bonés, chapéus e outros.

Como não se apresentar

Como sabemos, nem tudo se refere a roupas, então, é bom pensar no conjunto do que você tem a apresentar. Higiene e asseio são pontos fundamentais.

  • Unhas bem aparadas, barbas limpas e aparadas, cabelos bem arrumados contam bem;
  • Perfume suave;
  • Gravatas, se for o caso, muito bem apresentáveis, sem estar puídas ou com furos e manchas.

Higiene pessoal pode ser lida por um recrutador como um bom exemplo de como você lida com cuidado e responsabilidade e, certamente, fará essa leitura comparativa com o seu trabalho. Portanto, tenha cuidado e atenção em relação à essa parte.

Marcas distintivas, como tatuagens, piercings e afins devem ser observados com cuidado. Ou seja, é necessário que você pesquise a respeito. Quanto mais formal for um ambiente, a probabilidade de rejeição a esse tipo de expressão pessoal é maior. E vice-versa. Então, para ambientes mais ‘sérios’, você pode tentar cobrir partes do corpo que exibam tatuagem. E piercings seria indicado tirá-los no período de trabalho.

O que vestir em entrevista de emprego

Opte pelos clássicos e básicos: blazer, calça, camisa social, tudo bem harmonizado, com tons neutros, como terra, bege ou azul claro.

Em resumo: não vista nada que sirva como um aspecto que desvie a atenção de seu recrutador. Essa pessoa precisa prestar atenção a você como um todo. E isso é essencial para que você atinja seu objetivo de obter a vaga.

O que achou de nosso artigo a respeito de entrevista de emprego e como você deve se vestir para causar a melhor impressão?

Para mais conteúdo de alto valor sobre moda e estilo masculinos, continue acompanhando nosso blog.