Investir em uma franquia apresenta uma série de vantagens, e a maior delas é a credibilidade já existente da marca no mercado. No entanto, um dos fatores determinantes do sucesso da sua franquia é a escolha da equipe de vendas, afinal, é ela que será responsável pela maior parte dos lucros do negócio — e isso independe da sua franqueadora.

Portanto, fazer uma seleção estratégica dos vendedores é essencial, e essa tarefa que pode ser facilitada com algumas dicas! Quer saber quais são elas? Acompanhe.

5 dicas para selecionar excelentes vendedores

1. O passado influencia o futuro

É muito importante prestar atenção ao currículo e ao histórico do candidato. Boas referências e experiência na área de vendas são alguns dos aspectos que podem ajudá-lo na seleção dos profissionais para a sua franquia.

É claro que esse não é um item obrigatório para um excelente profissional de vendas — todo mundo começa de algum lugar, não é mesmo? Mas vale a pena investir em uma leitura atenciosa dos currículos e selecionar aqueles que você deseja conhecer melhor — o que nos leva à próxima dica.

2. Conversar com o candidato é essencial

Entrevistas são muito importantes no setor de vendas, pois a apresentação e comunicação do candidato são as principais ferramentas que ele possui na hora de realizar uma negociação.

Sendo assim, não há forma melhor de conhecer essas características do que uma conversa presencial, o famoso olho no olho, realizando perguntas direcionadas e dando espaço para que o candidato as responda e revele mais sobre a sua personalidade.

3. Determinação + ambição = vendedores comprometidos

Algumas das características de destaque nos profissionais de vendas incluem determinação e ambição. O setor de vendas é inconstante, pois depende de uma série de fatores: fluxo de clientes, economia, temporadas do comércio, concorrência etc. Portanto, é preciso contar com o perfil de profissional que persista em seu objetivo, sem desanimar devido a um dia com baixas vendas, por exemplo.

4. Atendimento de excelência

Atualmente, com tanta variedade de produtos, serviços, empresas e meios de venda, o fator que destaca uma empresa da concorrência é a qualidade do atendimento aos clientes.

Por isso, é importante avaliar se o candidato demonstra empatia, educação e articulação. Podem ser realizados alguns testes psicológicos, entrevistas em grupo e dinâmicas, simulando situações comuns em uma operação de vendas. Os vendedores devem ser capazes de lidar com a insatisfação e falta de conhecimento dos clientes de forma simpática e eficiente.

5. Candidatos alinhados a sua franquia

Procure selecionar candidatos que tenham o perfil adequado ao seu negócio. Para isso, faça um plano com as características que você procura em nos vendedores, bem como as práticas e políticas da sua franquia.

Se você não abre mão de pontualidade, por exemplo, avalie o horário em que o candidato chegou para a entrevista e deixe isso claro.

Além disso, ofereça treinamentos, sempre que necessário, para manter o profissional alinhado às estratégias e objetivos da franquia.

Você aplica outros métodos para selecionar profissionais de venda na sua franquia? Compartilhe a sua opinião conosco!