Você costuma usar gravata? Sabe, então, qual acessório pode usar com a peça para manter-se alinhado? Nesse caso, o prendedor de gravata é a melhor pedida.

No artigo de hoje, confira tudo sobre esse item e saiba como ficar sempre elegante, sem chance de a sua gravata ficar torta, saindo da roupa, ou amassada. Acompanhe a seguir todos os detalhes para não errar mais.

Por que usar prendedor de gravata?

Um prendedor de gravata é um acessório muito importante, embora pequeno e, muitas vezes, quase imperceptível no look. Isso porque tem a função de conservar a gravata sempre alinhada e arrumada, reduzindo a possibilidade de sujar-se ou amassar. É ideal para um dia a dia movimentado, em que você não possa preocupar-se tanto com a roupa, mas precisa que ela esteja impecável.

Já imaginou lavar o rosto e sua gravata molhar-se? Também isso pode ser evitado com um bom prendedor de gravata, trazendo muita tranquilidade.

Como posicionar o prendedor de gravata?

A regra sobre onde fixa seu prendedor de gravata é bem simples: contando de cima para baixo, posicione o prendedor entre a terceira e a quarta casa de botões de sua camisa. Isso cumpre bem a função de dar segurança a você, ao mesmo tempo em que harmoniza sua verticalidade.

Nunca aperte demais o encaixe dessa peça, para que não rompa as fibras do tecido da gravata ou a desfie, comprometendo a roupa. Ele deve ficar preso por trás da camisa, sempre na linha horizontal. E o comprimento ideal da peça é metade da largura do estilo de gravata que você escolher. Sempre proporcional, deve ficar entre um e dois centímetros da largura de sua gravata.

Uma sugestão: tome a parte de cima da gravata e solte-a um pouco. Dessa maneira, você tira o ar de “enrijecimento” de sua silhueta e permite que haja mais leveza no visual, sem perder a elegância.

Maneiras de combinar o prendedor de gravata com seu look e personalidade

Os prendedores de gravata não são todos iguais e não precisam padronizar seu look, fugindo demais de seu estilo. Pode-se usar uma peça discreta, como também algo para chamar a atenção em seu visual.

Para quem preferir discrição, pois precisa usar o prendedor de gravata em locais mais sóbrios, como em um evento profissional, basta optar por cores neutras, como prata ou preto. A gravata é o que chamará atenção em seu traje, sem destoar do conjunto camisa e gravata.

Já para quem gosta de inovar ou de diferenciar-se, vale a criatividade ao usar cores chamativas e texturas diferenciadas.

Ao usar um prendedor mais colorido, pense que é interessante haver um encaixe entre o tom da gravata e o do acessório. Para isso, combine tom sobre tom, contraste entre cor quente e fria ou então nuances complementares. Ficará muito estiloso!

O que achou desse conteúdo sobre prendedor de gravata? Quer saber ainda mais detalhes sobre moda masculina? Então não perca o artigoComo usar camisa social masculina no verão“.