O homem moderno não tem muito tempo para avaliar todo o seu armário e experimentar várias peças até fazer uma combinação de roupa e decidir o que vestir antes de sair de casa. Ele quer um estilo que combine praticidade, versatilidade e, claro, personalidade.

Por isso, o post de hoje traz algumas sugestões de trajes alinhados e estilosos, de verão e inverno, tanto para o perfil mais clássico quanto para o homem mais descontraído. Confira!

5 formas certeiras de combinação de roupa

1. Camisa branca com cores mais escuras

Com suéter azul marinho e calça de alfaiataria na cor cinza ou preta, não tem como errar em dias mais frios! O calçado pode definir um traje mais formal ou informal: use um sapato social, mocassim ou Oxford para a primeira opção e um sapatênis ou tênis escuro para a segunda.

2. Camisa xadrez sobreposta a suéter liso

Para não errar na combinação de roupa, você pode unir diferentes tons da mesma cor, por exemplo, bordô na estampa da camisa e vermelho no suéter, ou ainda usar o xadrez de cor mais viva e um suéter em tom neutro com calça jeans ou social escura e sapato.

Você ainda pode fazer o inverso: camisa lisa e suéter com padrão. Para deixar o visual mais descontraído, uma bota de cano baixo é uma ótima opção.

3. Camisa e terno

É um combo sempre clássico e elegante. Veja algumas opções de combinação de roupa:

  • Camisa azul + terno preto + sapato preto
  • Camisa branca + terno grafite + sapato preto
  • Camisa cinza + terno azul marinho + sapato preto ou marrom escuro
  • Camisa lilás + terno cinza claro + sapato preto ou marrom
  • Camisa verde água + terno marrom claro + sapato marrom
  • Camisa vinho + terno preto + sapato preto
  • Camisa azul + terno bege ou champanhe + sapato marrom ou cinza

A meia pode ser da mesma cor do sapato, completando o traje tradicional, ou, se você deseja adicionar um toque de irreverência, opte por meias coloridas ou até estampadas, como as de padrão escocês, listras finas ou para os mais decolados, poás (bolinhas).

O cinto não precisa combinar com o calçado, mas geralmente sapato preto pede cinto preto. Nas demais opções, basta observar se a peça está em harmonia com o restante do visual.

O ideal é que a gravata seja de um tom mais escuro do que a camisa. Para ter uma combinação de roupa com resultados mais clássicos, evite misturar estampas: se a camisa é estampada, opte por uma gravata lisa e vice-versa.

4. Camisas de manga curta

Elas são ideais para combinação de roupa nos dias mais quentes. Se o ambiente de trabalho permitir, ficam ótimas em conjunto com calças chino ou jeans. Camisas lisas são mais formais, porém, alguns padrões podem ser usados em ambientes corporativos, basta escolher com cautela: prefira as mais discretas, ton sur ton, como uma branca com listras em azul claro, ou uma com padronagem pequena de xadrez Vichy (aquele usado em toalhas de piquenique).

5. Camisa combinada com calça e paletó

Essa combinação de roupa também forma um traje curinga. Camisa branca com paletó risca de giz cinza fica elegante e o conjunto pode ser combinado com uma calça jeans escura, quebrando um pouco o estilo formal, mas sem perder a elegância. Camisa azul clara com paletó azul marinho e calça chino na cor areia é um conjunto que também cai bem.

Deixando seu guarda-roupas mais prático

Para agilizar ainda mais o momento de vestir-se, o armário deve estar organizado.

1. Deixe os cintos expostos. Pendure-os em um gancho na porta do guarda-roupas ou armazene-os em caixas organizadoras.

2. Camisas devem sempre ser penduradas em cabides, evitando que fiquem amarrotadas — o que acaba gerando mais trabalho antes de sair de casa. Separe-as por cor, assim fica mais fácil visualizá-las e combiná-las com outras peças.

3. Roupas de tricô, como casacos e cardigans, devem ser guardadas em gavetas para que não percam sua forma.

4. Se tiver espaço, o ideal é que as calças sejam colocadas em cabides.

5. As gravatas podem ser enroladas e guardadas em gavetas, tendo o cuidado de deixar todas expostas, facilitando sua visualização.

Qual é a sua combinação de roupa favorita? Compartilhe sua opinião conosco!