Você sabe como escolher camisas mais ajustadas ao corpo e elegantes? É importante ter essa noção, para saber como lançar mão de opções da moda masculina para as mais diferentes ocasiões. Então, prepare-se, pois neste post vamos dar dicas superespeciais sobre como usar uma camisa slim fit masculina.

O caimento ideal da camisa slim fit masculina

Em relação a camisas sociais masculinas, temos duas modelagens entre as mais comuns. Vejamos a seguir qual o caimento ideal de cada tipo:

Regular

É o tipo preferido por homens brasileiros, pois cintura, lapela e manga estão mais folgadas e são maiores.

Slim Fit  

Bem mais ajustada na área da cintura e a manga que acompanha o formato do corpo, não possui sobras.

Não à toa, a camisa slim fit masculina passa uma aparência de força, saúde e jovialidade; além de elegância.

Guie-se pela etiqueta da camisa. Se estiver escrito ‘modelagem slim fit’ facilitará sua escolha, pois poderá investir nessa opção, bem mais sofisticada e que valoriza o porte físico.

Melhores cores de camisa slim fit masculina

Como uma camisa slim fit pode ser facilmente combinada com outros tipos de peças, a recomendação é a de adquirir três modelos básicos, nas cores azul marinho, azul claro e branca.

Como usar de dia e em situações informais

Em compromissos descontraídos, do dia a dia, como um cinema entre seus amigos, por exemplo, ou um passeio em parque, ou mesmo festa ou ar livre, a camisa slim fit masculina é também uma boa pedida para alinhar o visual e se destacar.

A dica central é a seguinte, para situações informais: sempre dobre a manga até a área do cotovelo e abra dois botões. Isso tem um ótimo efeito, no sentido de quebrar a formalidade dessa peça, mas sem perder nada da beleza do seu look.

E na parte inferior do look, o que usar? Use bermuda – de jeans ou sarja – sempre acima dos joelhos e, para calçar, nada melhor que um modelo dockside, mocassim, ou então um tênis casual – que é diferente de tênis de corrida, ok?

Atenção ainda ao material da sua camisa, que servirá para esses dias mais quentes. Os sintéticos, como poliéster, esquentam demais. Optar por linho ou algodão 100% é uma excelente saída, pois são tecidos que em tudo facilitam a circulação de ar, além de serem mais leves e ligeiramente transparentes. Camisas nesses materiais costumam ser até mais confortáveis que camisetas de malha comuns.

Nesse tipo de clima, dê preferência às cores claras ou neutras – azul claro, amarelo bebê, branco, cinza claro, entre outras opções. Afinal, as cores escuras costumam absorver luz, aumentando o calor. Já as claras, refletem-na, dando um ‘refresco’ para você!

Como usar à noite em eventos informais

A camisa slim fit masculina pode tranquilamente acompanhar calças jeans, ou então uma calça de sarja. O look ainda pode ser muito bem harmonizado com calçados diversos – desde tênis casuais, passando por botas (que podem ser de cano longo ou curto), sapatos casuais, docksides, mocassins etc. E isso serve tanto para atividades noturnas como para aqueles dias em que o clima está mais frio ou ameno.

E não esqueça: a manga deverá ser dobrada, exatamente como o exemplo dos dias de sol e quentes que citamos. Pois isso quebra uma possível seriedade do look. Só desdobre a manga da camisa, caso, é claro, fique mais frio.

Em matéria de cores, o mais indicado é lançar mão de tons mais fechados, escuros. Vinho, preto e azul marinho são tendências bem sofisticadas, seja em uma balada, ou barzinho.

Como usar em eventos formais

Para eventos formais serão necessários alguns cuidados, como pode imaginar. Mas, na verdade, é bem simples, pois é só usar sua camisa slim fit masculina da forma mais tradicional e clássica: mangas estendidas e punhos fechados, e abotoada até a parte do colarinho.

Sobre cores, temos que as mais escuras são informais e as claras, formais. Para combinar com ternos, use sempre camisa mais clara que o paletó e a calça. Para não errar, branco sempre.

Sapatos devem ser os de couro liso – opções ótimas são Oxford, Ponta de Asa ou Derby. Um lembrete: sapatos pretos somente com calças também pretas. Para calças de outras cores, use sapatos marrons.

Como combinar camisa slim fit masculina com calças

Se você desejar andar com camisa por fora da calça, o ideal é acompanhar esse estilo com calças de sarja, jeans e tipos mais básicos, sem formalidade.

Se você quiser uma calça de alfaiataria, de corte mais sofisticado, opte por usar camisa por dentro da calça, invariavelmente.

Calças claras

Os tons mais abertos são informais, perfeitos para happy hours como para momentos de descontração. E é uma estratégia bem interessante para estar sempre arrumado e estiloso, mas jamais desconfortável.

Camisas, nesse caso, deverão ser escuras – o contraste é sempre válido em um look – ou então, tons pastéis, que darão um toque de elegância ainda maior ao look, além de leveza.

Calças jeans

Uma das vantagens de camisa slim fit masculina é justamente o fato de que combinam até com calças jeans, diferentemente de camisas sociais masculinas clássicas.

E, dessa forma, você evita ter de ficar procurando peças de roupa para combinar com seu look. Isso não será necessário. Só a camisa com a calça já proporciona um look super alinhado e sem dificuldades. Prático e rápido, como você gosta!

O que achou de conhecer mais um pouco sobre camisa slim fit masculina? Quer mais informações sobre moda voltada para esse público? Então, você já tem parada certa: acesse hoje mesmo o blog Camisaria Italiana para conferir tudo sobre moda masculina e estilo, em detalhes.