O que você faz quando recebe um convite para determinado evento e nele vê descrito que há um tipo de traje a seguir? Para ajudá-lo a tomar as decisões certas de roupa, no artigo de hoje vamos explicar sobre o estilo esporte fino e como criar bons looks para ocasiões que pedem esse vestuário. Boa leitura!

O que é (e o que não é) o estilo esporte fino?

Primeiramente, é essencial entender quais são os limites do estilo esporte fino dentro do universo do dress code. Vamos lá:

  • É formal como o traje de passeio completo? Não, bem menos.
  • É casual como um traje esporte? Também não, pois demanda alguns cuidados específicos.

Entendendo o que não é esse estilo, podemos concluir que se trata de um traje casual, mas com um toque de classe extra.

Vamos agora às dicas para você não cometer nenhum erro na hora de preparar-se para uma festa cujo requisito de vestuário seja esporte fino.

Dicas para criar os melhores looks esporte fino

1. Como usar o blazer e qual é a melhor cor?

Este item é o carro-chefe do estilo esporte fino. A modelagem da peça precisa ter o caimento muito bem observado. A melhor opção, portanto, é a slim fit, bem ajustada ao corpo.

Em termos de cores, as melhores escolhas para esse tipo de ocasião são azul-marinho, bege – especificamente para festas diurnas – ou variações de cinza. O preto pode ser usado, mas passa uma imagem mais formal. Deve ser combinado com uma calça clara.

Além disso, nada de jaqueta jeans, certo?

2. A camisa ideal para o look

Dica simples e direta: use uma camisa lisa, sem estampas, preferencialmente de cores claras. Se houver listras, que sejam fininhas. E a camisa deve ficar sempre por dentro da calça, afinal, o despojamento no esporte fino tem limites mais claros.

3. Gravata: qual usar?

Embora a gravata não seja item obrigatório – a peça é requisito básico apenas a partir do traje de passeio completo –, ela pode aparecer no esporte fino.

Opte pelas mais fininhas e casuais, com prendedor de gravata, para manter-se alinhado.

4. A calça mais apropriada

A pedida para uma composição esporte fino são calças de alfaiataria, pois se ajustam mais ao corpo, devido ao corte de modelagem seca. Como alternativa interessante, há as calças de sarja – em geral, em marrom ou bege.

Outra escolha é a calça cropped que, em sua versão masculina, dá sofisticação extra ao visual. Também é possível vestir jeans, desde que seja em cor escura e sem detalhes de customização. Evite algo fora desse padrão, pois comprometerá a opção pelo esporte fino.

5. A opção pelas meias

A recomendação é usar ou meia-sapatilha, que fica invisível no sapato, ou meias estampadas e coloridas, bastante em alta no momento.

6. Os melhores calçados

Em primeiro lugar, evite os sapatênis, pois são polêmicos e malvistos por muitos especialistas. Mas não se preocupe: há uma lista de outras opções para calçar, como chelsea boot, Oxford, sneakers etc.

Como você pode ver, é bem fácil escolher entre bons calçados que poderão ajustar seu look entre o mais formal e o mais casual. Tudo dentro do estilo esporte fino.

7. Acessórios possíveis

Essa parte do look é bem importante, pois você pode dar toques diferenciados. Para começar, é importante destacar: cinto não é obrigatório nesse tipo de composição. Além disso, lenço de blazer é outro bom toque, muito alinhado e sofisticado.

Relógios, sobretudo os de aço ou com pulseira de couro, são ótimos complementos. Anéis e pulseiras de couro ou metal, mais sóbrias, também são bem-vistas. Já se quiser usar pedras na pulseira, elas podem ser naturais, como de hematita. Apenas evite peças coloridas e pulseiras e colares grossos.

Gostou do artigo sobre esporte fino? Continue expandindo seus conhecimentos com a leitura do artigo Dicas de como usar uma camisa slim fit masculina.