Um dos elementos que distinguem um homem elegante de uma pessoa comum é, sem sombra de dúvidas, o perfume masculino. O grande ponto, ao se pensar em comprar uma fragrância é que, com tantas marcas, possibilidades e preços, qual você deve escolher?

Pensando nisso, organizamos um guia especial de pesquisa rápida com tudo o que, de mais importante, você precisa saber sobre perfume masculino e como fazer a melhor escolha, dentro desse universo da perfumaria..

Os tipos de perfume

Um ponto bem importante para começar a entender melhor sobre o mundo dos perfumes é compreender seus tipos específicos que existem no mercado. Regra geral: quanto mais essências tiver um perfume, mais caro e duradouro será.

Veja a seguir os tipos de perfume existentes:

Parfum

Este é que tem a fragrância mais concentrada – vai entre 25% a 40% do conteúdo do frasco. Tem o aroma mais intenso de todos e é mais apreciado em locais mais frios, pois o suor acaba alterando a fragrância, intensificando-a.

É o que tem valor mais alto e também o tipo de perfume com mais prestígio.

Eau de Parfum

Com concentração variável, entre 10% a 15%, tem durabilidade, em média, de 12 horas, após aplicado.

Um pouco mais suaves que os anteriores, mesmo assim tem ótimos resultados de duração do odor na pele.

É uma boa pedida para o Brasil, mas não para locais muito quentes. Use com moderação.

Eau de Toillette

Duram entre 6 a 8 horas e contam com concentração de essência da ordem de 5% a 10%.

São ótimos para o clima tropical, por conta de sua suavidade e resistência ao suor. Os mais conhecidos do mercado nacional.

Eau de Cologne

Os mais suaves da lista, têm concentração variável entre 3% a 5% e média de 2 horas de durabilidade na pele – podendo variar para até 6 horas, em raros casos.

O uso desse tipo de perfume suave combina com o calor mais intenso, pois o cheiro fica em melhor harmonia com a transpiração corporal. É bem mais barato, também. Contudo, sua baixa durabilidade, pode levar você a ter de reaplicar muitas vezes o perfume e pode prejudicar o custo-benefício desse investimento.

A estrutura de um perfume

Os frascos de perfume que você verifica em lojas de departamentos, ou importadoras especializadas são resultado de inúmeras combinações de óleos, essências e materiais os mais diversos. Tudo para chegar a um cheiro específico.

Notas olfativas

Chamamos essa combinação de ‘notas olfativas’, que é o resultado percebido por nosso nariz.

Em geral, o perfume conta com três fases. São elas:

Nota de cabeça – ou de saída

Esse é aquele cheiro que você sente, ‘de cara’, quando borrifa ou aplica o perfume. É a primeira impressão de cada produto. Duram muito pouco tempo, logo após aplicar. Isso porque são consideradas ‘voláteis’, ou seja, evaporam rápido.

Notas de corpo – ou de coração

De evaporação mais lenta, é a fase do perfume que costuma durar mais.

Notas de fundo

Estas são as características do perfume que mais profundamente penetram na pele, por isso são sentidas após um bom tempo da aplicação. É aquele cheiro que “fica” na pele, mesmo após o perfume já não ser tão percebido por pessoas à sua volta.

Famílias olfativas

Agora, vamos detalhar um pouco a respeito das famílias olfativas, ou seja, os elementos – que podem ser sintéticos ou orgânicos – e que categorizam os ‘estilos’ dos aromas dos perfumes em grupos, ou famílias.

Amadeirada

Como diz o nome, são famílias as quais se identificam com odor dos mais variados tipos de madeiras. As fragrâncias são secas e rústicas e são bem presentes em perfumes masculinos. Muitos perfumes têm madeiras em suas notas de fundo.

Cítrica

É um agrupamento de frutas cítricas, como o limão e outras. É uma boa opção de perfume para locais mais quentes, como o Brasil. São elementos bem presentes em notas de cabeça de perfumes, por se mostrarem mais frescas e leves.

Oriental

Bem marcantes e envolventes, são fragrâncias sedutoras e sensuais. Sua combinação principal é a de especiarias como canela, em combinação com baunilha. Há notas amadeiradas com frequência, nesses perfumes cujo ‘coração’ é oriental. O tipo de família, a um só tempo, quente e doce.

Fougère

Bem tradicional, une cumarina à lavanda. Também leve e fresco, com caráter mais masculino.

Os elementos mais conhecidos

A lista de ingredientes é, como você pode imaginar, bem vasta. Então, decidimos destacar cinco dessas substâncias, para você ter uma pequena ideia:

Âmbar

Sua origem é de uma árvore do Báltico. É ingrediente perfeito para um perfume mais quente.

Almíscar

Conseguido a partir de glândulas de cervo almiscarado. Mas não se preocupe, hoje em dia, se consegue a substância de forma sintética. Boa parte da perfumaria masculina tem o componente. Sua versão natural está entre os ingredientes mais caros do planeta.

Baunilha

Vem de uma flor: a orquídea de baunilha. Tem um processo de produção bem caro.

Bergamota

O óleo é obtido a partir da laranja de bergamota, que não é comestível. Sua origem é italiana.

Jasmim

É uma conhecida flor, mas sob a forma de ingrediente para perfumaria se torna um dos mais caros do planeta. 

Cuidados na hora de comprar perfume masculino

É preciso, antes de tudo, ter em mente três conceitos: A fixação, a projeção e também a evolução do perfume.

A evolução, por exemplo, é como o perfume se transforma na pele daquela pessoa – algo que acontece devido a reações químicas entre perfume e o contato com a derme. Um exemplo: o perfume é cítrico, mas evolui para amadeirado.

Em relação à projeção, você tem de pensar no seguinte: a qual a distância de você o perfume poderá ser percebido por outras pessoas. Alta projeção é aquele cheiro que deixa um rastro. Baixa projeção é o aroma apenas percebido por quem está bem perto.

Fixação quer dizer a durabilidade do perfume. 1, 6, 8, 12 horas? Mais?  Menos? Enfim, são muitas as possibilidades. E o resultado depende da proporção de essências, da qualidade de produção, tipo de pele, clima etc. E assim você poderá decidir com segurança quais perfumes leva em sua necessaire!

O que achou de nosso artigo? Quer se aprofundar? Então, não perca mais tempo e leia Como escolher o perfume masculino ideal para sua personalidade.