Estar bem informado sobre as últimas tendências do que vestir é essencial para que você possa compor um bom guarda-roupa, ficando antenado com o que rola no mundo, mas sem esquecer do conforto. Pensando nisso, elaboramos este guia de moda masculina com tudo o que deve estar no foco do outono-inverno 2020.

As passarelas de todo o mundo, já em 2019, apontaram para as tendências a ser usadas neste ano. Portanto, a seguir, decidimos reunir o que vai ser usado nas ruas, por homens de todas as partes do país, na estação mais fria do ano. Acompanhe.

8 tendências de moda masculina para o outono-inverno 2020

1. Bolsas de mão são estrelas no exterior

Já frequente na moda masculina cotidiana de vários países da Europa, o acessório promete aportar com tudo aqui no Brasil.

Também chamadas de mochila de mão ou mala de mão, foram destaques das últimas coleções de Louis Vuitton, Prada, Giorgio Armani, entre outras grifes.

2. Óculos de sol de formato arredondado têm força

Em um clima tropical como o nosso, temos sol ao longo de todo o ano, na maioria do território brasileiro, mesmo em meio aos dias mais frios. Portanto, não se esqueça de seus óculos de sol.

Para opções mais antenadas com o outono-inverno 2020 no contexto da moda masculina, a grande pedida são óculos de sol com lentes redondas.

Correntes nas hastes, que ajudam a não perder o acessório, são detalhes que permanecem na nova estação. Para homens mais barbudos, os óculos com lentes espelhadas são uma boa pedida.

O material da peça pode ser em madeira real, ou apenas uma imitação desse visual. Essa escolha garante o melhor resultado, segundo as grandes grifes.

3. Gola alta é elegância para o homem

Muito embora seja vítima de preconceito, pois muitos homens acham que uma gola alta, rolê, ou cacharrel deixa o look mais afeminado, a verdade é que esse detalhe tem uma dupla função na moda masculina: proteger o pescoço de golpes de ar frio e alongar a silhueta, deixando-a muito mais elegante.

Então, a nossa dica para quem fica inseguro em usar camisa com esse modelo é: a peça não deve ser demasiadamente ajustada ao corpo. Se for mais alargada será melhor, tanto para compor o look quanto para deixá-lo mais masculino, por assim dizer.

Se a escolha for cacharrel, escolha aquela à base de lã grossa, para dar maior volume aos braços.

4. Look militar continua em alta

A moda masculina, todos os anos, apresenta uma ou mais referências militares para as estações. No caso das coleções outono-inverno 2020 não será diferente. O destaque é o estilo militar urbano, que se mistura, de maneira definitiva, ao streetwear, ou moda das ruas. Mas isso é de forma bem leve e criativa.

E o visual “combatente” influencia roupas e cortes de cabelo, em detalhes ou com todas as peças voltadas para o estilo. Destaque para calças camufladas, combinadas com tons de branco e preto. Já camisas com camuflagem características ornam perfeitamente com jeans — seja em clássicas calças jeans, seja em jaquetas desse mesmo material.

Agora, se você preferir usar jaqueta camuflada, a nossa dica é uma composição all black, ou seja, toda em peças na cor preta, e a sobreposição com a jaqueta, que insere um pouco de cor.

5. Couro em alta

Mais uma vez, couro é obrigatório. Presente em diversas peças, sobretudo nos looks que levam o material mais a sério, com jaqueta, casaco e calça ao mesmo tempo. Mas também pode ser uma opção para uma peça única, como macacões, jaquetões etc.

Uma inovação é o chamado estilo biker, com o uso de acessórios de ciclismo estilizados em couro, como protetores de joelho, ombro ou cotovelo.

6. Preto está com tudo na alfaiataria

O conhecido all black também está com grande destaque na moda masculina outono-inverno 2020. Uma joia do guarda-roupa clássico de homens, faz parte da alfaiataria mais meticulosa e pode ser combinado às camisas brancas básicas ou às gravatas super slim, no caso de peças para uso em eventos profissionais.

Para a grife Yves Saint Laurent, a modelagem é ajustada, tipo slimfit e com riscas de giz. Para outras marcas, o uso é mais folgado. Há ainda a opção de terno sem a camisa. Ou ainda peças em couro ou com texturizações.

7. Sobreposições e sua diversidade

Usar sobreposições faz um tipo de look com muitos detalhes. Cada um deles é usado para compor uma atmosfera urbana. Como usar correntes de metal, calças de cor preta e botas é um símbolo dessa abordagem à moda masculina, o estilo é chamado também de e-boy ou soft grunge.

O diferencial é o tipo de sobreposição: camiseta de manga longa sob camiseta de manga curta. O toque final é que a camiseta de manga longa possa ter estampas nos braços, que podem ser quadriculadas ou com listras horizontais.

O conselho aqui é: siga sua intuição e criatividade. Assim, você ficará alinhado com a tendência, mas sem abrir mão de sua personalidade e de seu estilo.

Por exemplo, as peças podem ser longas ou curtas, não havendo regra para uma boa combinação de sobreposições. Podem ser usadas para revelar outro elemento do look escolhido que esteja por baixo. Dessa forma, terá um ar de mistério a mais que, certamente, vai atrair olhares.

8. Xadrez é destaque na alfaiataria

Alfaiataria é um de nossos maiores interesses, por isso, não poderíamos deixar de trazer para você a melhor informação sobre esse aspecto da moda masculina entre as tendências outono-inverno 2020.

Já citamos o preto como a cor mais recomendada, mas não fica por aí: alfaiataria caberá tanto para visuais casuais como profissionais e recebe um toque a mais, que é o xadrez em suas peças.

Tal padronagem deverá ser harmonizada com o contraste entre o preto e o branco. Além disso, o look deve ser complementado por sapato do tipo lustroso e preto ou por tênis branco e camisa básica também branca. Esses elementos propiciam que a alfaiataria combine melhor com eventos descontraídos.

O que achou deste artigo que aborda a moda masculina, em suas tendências para outono-inverno 2020? Para mais conteúdos relevantes e atuais como este, confira nosso Instagram!