Atualmente, uma empresa que possui uma estratégia de marketing bem definida está à frente no mercado. Afinal, o plano de marketing envolve as atuações e posicionamentos do negócio bem como a definição de metas – e a forma como alcançá-las.
O que é o plano de marketing?
É como se fosse um mapa, que mostra os caminhos que se devem percorrer, os obstáculos que talvez sejam enfrentados e as ferramentas que deverão ser usadas para chegar a um destino.
No plano de marketing, são estabelecidos alguns fatores essenciais para o sucesso de um negócio. Porém, primeiro, é importante fazer uma análise de:
- pontos fracos e fortes da empresa (internos);
- oportunidades e ameaças (externas);
- mercado;
- economia local, nacional e global;
Com base nesses dados, é hora de criar e desenvolver:
- público-alvo;
- posicionamento da marca:
- tom de voz;
- presença local, regional, nacional, global, bem como online e offline;
- canais e formatos de divulgação;
- orçamentos;
- prazos, entre outros.
Por que isso influencia minha decisão de escolher uma franquia?
Ao escolher uma rede franqueadora, é essencial conhecer a marca, sentir-se apoiado e seguro, ter perspectivas de crescimento, saber quais são as expectativas da empresa etc. Tudo isso pode ser visualizado no plano de marketing da franqueadora. Somente de posse dessas informações, o empreendedor consegue decidir, de forma assertiva, se a franquia estará alinhada aos seus desejos e necessidades.
Além disso, estamos em um momento de mudanças rápidas, instabilidades no cenário político-econômico, novidades constantes de tecnologia e tendências inovadoras no mercado. O plano de marketing serve como um norte, uma base a partir da qual fica mais fácil (e rápido) se adaptar, sem deixar brechas para os concorrentes.
No geral, a rede franqueadora fornece o plano de marketing para as franquias. Entretanto, os empreendedores devem criar também um planejamento para o seu estabelecimento. Se o plano da rede é bem estruturado, o gestor da franquia terá menos trabalho e custos para criar o seu.
As estratégias de marketing também ajudam a franquia a organizar orçamentos, prazos e campanhas. Ao conhecer as metas da rede, o gestor junto com a equipe da franquia podem criar e sugerir formas de divulgação da marca e dos produtos. A colaboração entre franqueadora e franqueado fica muito mais ampla, rica e assertiva.
Por fim, um dos pontos que deve ser ressaltado é a medição de resultados. Com um plano de marketing bem elaborado, a etapa de análise é eficaz, beneficiando todos os envolvidos. Afinal, é nesse momento em que a empresa sabe quais ações deram certo, quais precisam de ajustes e quais devem ser eliminadas, para, assim, iniciar um novo planejamento.
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