Abrir uma franquia pode ser considerado um negócio arriscado para algumas pessoas. No entanto, existem alguns cuidados que ajudam a dar mais segurança para o empreendedor. Um dos pontos mais importantes a se considerar é a tradição e a solidez da marca franqueadora. Mas como avaliar isso? Confira nossas dicas no post de hoje! 

Tradição e marca consolidada: vantagens para a franquia

Quando opta-se por adquirir uma franquia, existem vantagens e desvantagens, ambos concentrados em um fato: você está abrindo um negócio vinculado a uma marca existente. Se a rede tiver uma boa reputação, boa aceitação dos produtos e ampla divulgação, a associação torna-se positiva – não é garantia de sucesso, pois isso dependerá da gestão e dos fatores individuais da franquia. No entanto, se a marca tiver problemas, como polêmicas envolvendo seu nome e insatisfações do cliente, é provável que sua franquia acabe carregando-os também.

Pontos de solidez da rede franqueadora

É claro que o tempo de atuação no mercado e seu reconhecimento pelos consumidores são pontos fortes a favor de uma marca, mas existem outros fatores que também podem servir de “termômetro”.

Credibilidade da marca

Isso envolve a reputação e o posicionamento da empresa no mercado. Há quantos anos ela atua na área? Existem muitas reclamações sobre seus produtos ou atendimentos? É uma empresa ética e que respeita seus trabalhadores?

Leia as políticas da empresa, confira certificados, pesquise sobre a marca na mídia e questione profissionais da área antes de firmar um contrato. Além disso, vale a pena solicitar dados sobre o desempenho da empresa, seus lucros, seus investidores, suas estimativas futuras e outras informações relevantes.

Qualidade do produto

Você conhece os produtos comercializados pela rede? Produtos de qualidade geralmente resultam em satisfação e solidez. Quando a marca é conhecida por ter qualidade, sua franquia já ganha alguns pontos de confiança.

Diferenciais da rede

Existem várias formas de agregar valor aos produtos da marca. Ações sustentáveis, campanhas sociais, estudos e projetos.Tudo isso gera reconhecimento e reforço positivo, além de ser um incentivo para fazer parte de uma rede consciente.

Fidelidade dos clientes

Ter uma base fiel de clientes pode ser uma grande ajuda no momento de abertura da franquia, impulsionando as vendas. É mais fácil – e barato – manter clientes do que conquistar novos, como mostram diversos estudos.

Planos de divulgação

Empresas que investem em campanhas de publicidade têm um maior alcance e reconhecimento. Isso também pode facilitar as estratégias de marketing da franquia, que pode se espelhar na divulgação da rede bem como receber suporte, materiais e treinamentos para estruturar seus próprios planos.

Depois de escolher a rede franqueadora, é hora de gerenciar sua franquia! Conheça 7 processos de gestão facilitados nas franquias.

 

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