Muitas vezes negligenciados ou subestimados, os sapatos têm o poder de transformar qualquer visual – seja adicionando um ponto de cor ao look ou deixando o conjunto mais alinhado.

Mas, para escolher o sapato ideal, é importante prestar atenção a alguns detalhes. Confira as dicas que preparamos no post de hoje:

Cores, materiais, modelos… Como escolher o sapato ideal?

Cor é uma das preocupações mais comuns na hora de escolher o sapato ideal: quais são as melhores combinações? Os populares tons neutros, como azul marinho, cinza, preto e marrom, são fáceis de combinar, pois geralmente caem bem com tons mais vívidos sem muita preocupação (mas essa prática deve ser aplicada com cautela para trajes sociais, como veremos a seguir).

No entanto, para combinar peças coloridas com sapatos, também, coloridos, você tem algumas opções: combinação monocromática, o famoso ton sur ton, com tons diferentes da mesma cor; combinação análoga, usando cores vizinhas no círculo cromático; e combinação complementar, usando cores opostas no círculo cromático.

O material e o modelo também fazem diferença na escolha do sapato ideal. Os sociais geralmente são feitos de couro (legítimo ou sintético), enquanto outros calçados mais casuais, como mocassim, oxford e sapatênis, apresentam diversos materiais, como couro, camurça, lona, denim, sarja, entre outros. O couro deixa o look mais formal, enquanto outros materiais são mais adequados para ambientes e ocasiões mais informais.

Social: sapatos + terno ou costume

Terno preto

Esse é fácil, pois o sapato ideal é o social de cor preta. Não há mistérios – nem muita escolha. A meia deve ser preta também!

Terno azul

O terno azul marinho pode ser combinado com sapato social preto, marrom e marrom avermelhado.

O terno azul mais claro também aceita, além dos já citados, sapato social caramelo ou marrom claro.

Recomenda-se usar a meia da mesma cor da calça.

Terno cinza

Da mesma forma que o azul, sapatos sociais pretos, marrons e castanhos são os mais recomendados e as meias devem seguir a cor da calça.

Terno bege

Os ternos bege e champanhe combinam bem com sapato café, marrom claro e caramelo. As meias podem combinar com a calça ou com o sapato.

Terno marrom

O terno marrom é bem eclético e pode ser usado com sapato preto, marrom, marrom claro, marrom avermelhado e caramelo. As meias podem combinar com a calça ou com o sapato.

Casual: sapatos + conjunto de calça/bermuda e camisa

Calça social

São várias as opções de sapato ideal. A calça social combina com sapato social, oxford ou até mesmo bota, sendo que essa última opção acrescenta um ar mais jovial e descontraído ao conjunto. Cores mais neutras são as mais recomendadas em combinação com a calça, que pode seguir as recomendações dos trajes sociais acima.

Calça jeans

A calça jeans pode ser combinada tanto com uma bota, quanto mocassim, oxford ou sapatênis. Como o jeans é neutro, a cor do calçado pode ser livre.

Os sapatos mais casuais podem ser usados sem meia, deixando o look mais moderno.

Calça de chino e sarja

Também combinam com diversos modelos de sapatos, assim como a calça jeans, que podem deixar o look mais formal ou informal, de acordo com a ocasião. É possível combinar o sapato com a camisa ou com a calça, lembrando que cores vívidas, como vermelho, laranja e verde, acrescentam um ar mais despojado ao conjunto, enquanto as neutras deixam o traje mais sóbrio.

Calça colorida

A calça colorida pode ser combinada com um sapato neutro. Dessa forma, todo o look tende a ficar mais equilibrado, já que a calça colorida deve ser a peça de destaque do conjunto.

Bermuda

A bermuda, por ser mais casual, combina com os sapatos menos formais, como mocassim, sapatênis, tênis e bota. Aqui, é importante prestar atenção ao uso da meia: o mocassim pode ser usado sem ela e os demais, com modelos curtos, que não ultrapassem muito a linha do calçado.

Ficou com alguma dúvida sobre como escolher o sapato ideal de acordo com cada ocasião? Compartilhe conosco nos comentários!