Uma das dúvidas mais comuns enfrentadas pelos homens é em relação à diferença entre os trajes adequados para cada ocasião. No nosso post 10 dicas para você acertar no dress code de um evento, explicamos e damos exemplos de cada um dos estilos, mas, hoje, vamos abordar com mais detalhes os trajes que causam mais confusão: social e esporte chique.

Social ou esporte chique?

Quando o dress code não é especificado no convite do evento, pode ser complicado decidir qual  o mais adequado adotar para a ocasião, não é mesmo? Nesses casos, o bom senso e o seu estilo são os melhores indicadores do que você deve escolher no seu guarda-roupa.

Geralmente, quando o evento é maior e mais formal, como festas de formaturas ou casamentos, aposte no social, que é mais requintado e elegante. Se a ocasião acontece durante o dia, como almoços ou festas ao ar livre, o esporte fino pode ser uma boa opção.

Se a dúvida persistir, procure saber mais sobre o local do evento, os convidados e, claro, sempre é possível perguntar diretamente para a pessoa que o convidou. E lembre-se de dar o seu toque pessoal para a roupa, assim, você se sentirá confortável independentemente da ocasião.

8 perguntas comuns sobre traje social e esporte chique

Para facilitar ainda mais o entendimento, separamos algumas dúvidas frequentes sobre esses dress codes:

1. Devo usar gravata no traje social?

Sim, a etiqueta pede que o traje social seja completo — por isso, o outro nome pelo qual é conhecido é passeio completo —, ou seja, terno (o colete não é obrigatório, podendo optar pelo costume), gravata, cinto e sapato social.

2. Vale usar estampa quando o traje é social?

Aqui, vale, novamente, mencionar o bom senso. Dependendo da situação, padrões discretos são bem aceitos, tanto para a camisa quanto para a gravata. Para não errar em eventos mais formais, prefira peças lisas. Já, para o esporte fino, padrões têm um espaço maior — mas cuidado para não exagerar.

3. Qual é a cor ideal para o terno ou costume do traje social?

Recomenda-se que o terno/costume do traje social seja em tons escuros – a risca de giz também é bem aceita. Vale lembrar que peças marrons devem ser evitadas.

4. Jeans está liberado no esporte fino?

A calça jeans não é recomendada para o dress code esporte fino, por isso, prefira a calça social ou ainda calças de sarja, chino ou brim, que são mais informais e casuais do que a calça social, mas ainda exprimem elegância.

5. Qual sapato usar quando o dress code é esporte chique?

Os sapatos não sofrem grandes restrições nesse tipo de traje, mas tênis devem ser evitados. É possível usar mocassins, sapatos sociais, sapatênis, docksides e até mesmo botas, acrescentando um toque mais jovial e diferente ao traje.

6. Quando devo usar blazer no traje esporte fino?

O blazer é item altamente recomendado no esporte fino, mas também pode ser substituído por um cardigã ou jaqueta mais alinhada.

7. E a gravata? É obrigatória para o esporte chique?

Não, porém, se o evento for após as 18h, o uso da gravata torna-se obrigatório. As gravatas slim ou com padronagens são opções válidas para deixar o traje mais descontraído.

8. Quais acessórios são adequados para cada ocasião?

Para o traje social, o lenço é uma opção charmosa e deixa o traje mais elegante, apresentando uma forma de expressar mais o seu estilo e personalidade. Também é possível usar um relógio, que transmite bastante credibilidade.

Para o esporte chique, óculos escuros e chapéus (se o evento for durante o dia) dão um ar diferenciado.

Quer mais dicas sobre moda masculina? Continue acompanhando o blog da Camisaria Italiana!