Férias é um momento de descanso, lazer, descoberta e prazer. E uma das melhores coisas a se fazer nas férias é viajar! Quanto menos motivos tivermos para nos estressar e quanto mais tivermos para aproveitar, melhor. Por isso, é importante que a nossa mala seja prática, armazenando todos os itens de que iremos precisar, sem excesso e sem falta. Para facilitar na hora de arrumar a mala, separamos algumas dicas neste post.

Arrumando a mala: ocasião da viagem

Para organizar a bagagem, primeiro, é importante saber o tipo da viagem: negócios, praia, casamento, mochilão, aventura, romântica… A mala para uma viagem de negócios, por exemplo, será bem diferente daquela levada para visitar vários países da Europa no inverno, que, por sua vez, será diferente da bagagem que o acompanha em algumas semanas na praia.

Viagem a negócios

No geral, são viagens mais curtas, de poucos dias. Prefira malas mais estruturadas e menores, evitando que suas roupas se amassem facilmente e agilizando sua locomoção (muitas vezes, nem é preciso despachá-las). Se for necessário levar um terno, existem no mercado os porta-ternos, bagagens específicas para armazenar e proteger seu conjunto.

Camisa, gravata, sapato social, cinto e meias apropriadas também são essenciais. Procure dobrar as peças com cuidado. É fácil encontrar vídeos e tutoriais com o passo a passo de como empacotar sua roupa social.
Caso seja necessário levar documentos ou seu notebook, tenha uma pasta (briefcase) ou bolsa masculina para carregá-la com você.

Viagem para casamentos ou eventos

Aqui, as dicas são parecidas com o tópico acima, visto que, no geral, são viagens curtas e que exigem roupas mais formais. Não se esqueça de verificar o traje correto para o evento e um conjunto de roupas mais casuais, para outros compromissos que você possa ter com amigos e família.

Viagem para a praia e locais de clima quente
A vantagem desse tipo de viagem é que, no geral, o peso da mala é menor, visto que a maioria das roupas são leves. Camisas de tecido natural (para permitir que sua pele respire), camisetas, bermudas, roupa de banho, óculos de sol, chinelos, sandálias e bonés são alguns dos itens mais importantes.

Lembre-se de que algumas coisas podem ser adquiridas no local das férias para evitar malas muito volumosas, como toalha, protetor solar, esteira de praia etc.

Outro ponto que vale a pena mencionar é levar pelo menos uma calça e camisa para sair à noite, seja para jantar, passear ou ir a algum evento.

Viagem para locais de clima frio

Neste caso, não há como escapar de bagagens maiores e mais pesadas. Consulte a previsão do tempo do local para o qual você está viajando, confira a sensação térmica, se é úmido, seco, se há neve e vento etc. Esse estudo prévio evita que você leve coisas desnecessárias ou que passe frio.

Camisas de manga longa, casacos, sobretudos, jaquetas, blazers, botas, calças, gorros, cachecóis e luvas são algumas das peças que não podem faltar. Leve apenas um bom casaco, adequado à temperatura local, e outras peças para fazer camadas de proteção contra o frio. Roupas térmicas e segunda pele são boas opções para ajudá-lo a se esquentar sem ocupar tanto espaço na mala.

Mochilão e viagem aventureira

Esse tipo de viagem pede, de fato, um mochilão. No geral, visitam-se vários locais em um determinado período de tempo, o que exige muita locomoção e diversas formas de transporte. Existem mochilas de diferentes litros, portanto, a capacidade irá depender da duração da viagem e do seu biótipo, para que você consiga carregar sua bagagem de forma confortável.

Peças práticas e confortáveis são as mais recomendadas, em tons neutros e de fácil combinação, para que você tenha muitas opções com apenas algumas peças-chave. Caso a viagem envolva trilhas, caminhadas, escaladas, esportes etc., é importante levar roupas e calçados adequados.

Itens imprescindíveis

  • Material de higiene pessoal: escova de dente, desodorante, barbeador, shampoo etc.; Você pode ter um estojo ou nécessaire masculino para manter juntos os itens que ficam no banheiro. Para shampoo e líquidos, vale a pena usar uma bolsa impermeável ou sacola de plástico.
  • Roupas íntimas;
  • Pijama;
  • Meias;
  • Calça jeans: versátil, cabe em todos os tipos de viagem. Mesmo em locais quentes, o jeans pode ser usado à noite, para jantar em um restaurante, por exemplo;
  • Camisa social: ao menos uma peça pode ser útil, para a maioria das viagens;
  • Sapato: analise o que está levando e leve pares que combinem com as peças;
  • Chinelo: mesmo em climas frios, você pode usar o chinelo dentro do hotel ou casa;
  • Livro, leitor de livros digitais ou músicas no celular: para passar o tempo no aeroporto ou para relaxar;
  • Fone de ouvido.

Já que as camisas são grandes companheiras em diversos tipos de viagem, que tal conferir 30 dicas para ter camisas masculinas sempre alinhadas?