Imagine entrar em uma loja de roupas com uma iluminação suave, uma música agradável, cores harmoniosas, espaço suficiente para circular, funcionários simpáticos e, claro, produtos interessantes que chamam a atenção dispostos de forma inteligente. Todos esses elementos fazem parte de uma estratégia de marketing chamada Visual Merchandising e está ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Afinal, o objetivo de qualquer negócio é encantar o cliente e oferecer excelência na experiência de compra.
O que é Visual Merchandising?
Essa ferramenta de marketing utiliza técnicas para estimular as vendas, fortalecer a imagem da marca e aprimorar a experiência de compra do cliente. Esse processo envolve o exterior e o interior da loja, os produtos e até mesmo a equipe de vendas, como veremos a seguir.
Como o Visual Merchandising pode influenciar as vendas
Atualmente, não basta apenas vender um bom produto. Preço e qualidade são fatores que podem ser oferecidos facilmente pela concorrência, pois a quantidade de marcas e empresas no mercado é crescente, ainda mais com as lojas virtuais. No entanto, o atendimento ao cliente, a experiência de compra e o encantamento, fatores muito mais subjetivos, podem ser o grande diferencial de uma empresa na hora de conquistar o cliente.
Conheça as principais técnicas de Visual Merchandising
Vitrine
A vitrine é, literalmente, a porta de entrada de uma loja, ela é o elemento que causa uma primeira impressão nos consumidores e chama a atenção das pessoas que passam pelo estabelecimento. Portanto, é essencial planejar os produtos que serão dispostos, a decoração do espaço, os manequins, as cores e a ideia que se deseja passar.
É importante ter uma certa periodicidade na troca da vitrine para que ela consiga captar clientes novos e chamar atenção daqueles que já passaram por ela algumas vezes. Além disso, estão sendo adotados cada vez mais manequins diferentes, menos rígidos, com posições diversas e tipos corporais variados, o que facilita a identificação dos clientes com a marca.
Disposição dos produtos
No interior da loja, ao planejar a organização dos produtos em prateleiras, araras e outros tipos de suporte, é importante fazer isso de acordo com um estilo ou estratégia. Por exemplo, é possível separar roupas por cores, o que dá um efeito visual muito bonito, ou organizar por estilo, que é uma forma mais funcional, ou ainda uma combinação dos dois.
Além disso, é preciso atentar-se à estratégia de facing, que representa a exposição de um mesmo produto múltiplas vezes para chamar a atenção do cliente. Ou seja, é importante calcular quantas peças de um modelo de camisa devem ser repetidas em uma arara antes de colocar outro modelo.
Combinação de cores
Dependendo da estação, data comemorativa ou da identidade visual da marca é importante escolher cores harmônicas para deixar sua loja atraente, seja em relação aos produtos ou à própria decoração.
Manequins
Como já mencionamos, está sendo cada vez mais comum o uso de manequins mais humanos, com poses variadas, cores diferentes e tipos corporais variados. Tudo isso ajuda a loja a se destacar e conquistar mais clientes.
Além disso, é importante definir quais roupas serão colocadas nos manequins, que, em geral, são as novidades da loja; as de valor mais alto; combinações que expressam as principais tendências da temporada; coleções exclusivas; etc.
Localização
Dentro de um estabelecimento existem zonas frias e quentes. As zonas quentes são as que recebem maior fluxo de pessoas, como a entrada da loja e os caixas, já as zonas frias são as áreas menos acessíveis e menos visitadas, como os fundos.
Para que os consumidores percorram toda a loja, é crucial planejar com atenção a localização de produtos, móveis expositores, manequins e iluminação. Por exemplo, em uma zona fria pode-se colocar produtos de compra mais frequente e provadores, fazendo com que os visitantes saiam da zona quente e passem necessariamente por uma zona fria. Outra prática comum é dispor mercadorias de compra impulsiva – geralmente itens menores e de valor mais baixo – perto dos caixas.
Iluminação
A iluminação tem diversas funções: ela pode “construir” o caminho que você deseja que os clientes sigam, com luzes focais destacando determinados produtos ou manequins; ela também pode determinar o ambiente de uma loja, como luzes baixas e de cores mais quentes para criar um clima mais intimista em uma área de lingerie; ou ainda para reforçar a identidade visual de uma marca ou coleção.
Aparência e postura da equipe de profissionais
A equipe de profissionais de uma loja é um dos principais elementos para criar uma experiência de compra excelente. Portanto, é importante que os vendedores sejam atenciosos, respeitosos, simpáticos e conheçam os produtos. A forma como eles se vestem e se comunicam também pode ser parte do visual merchandising de uma loja, de acordo com o tipo, estilo e política do estabelecimento.
Para impressionar e satisfazer os clientes, vale a pena investir em estratégias eficazes de visual merchandising, explorando o aspecto visual, porém sem negligenciar os outros sentidos do visitante que serão ativados ao entrar em uma loja.
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