Menu

10 dicas para você acertar no dress code de um evento

10 dicas para você acertar no dress code de um evento - Camisaria Italiana

Não tem nada mais frustrante do que receber um convite para um evento e não saber no que consiste o traje especificado. Afinal, ninguém quer chegar ao local e sentir que a roupa escolhida está completamente inapropriada, não é mesmo?

Por isso, no post de hoje, vamos explicar um pouco sobre cada dress code e dar dicas para que você acerte no figurino em todas as ocasiões. Confira!

Traje: Esporte

O dress code esporte é casual, porém alinhado. Ele é muito comum em aniversários, almoços, batizados ou um evento mais informal, mas ainda pede um certo cuidado na escolha da roupa. A calça jeans é apropriada, e até mesmo a camisa polo pode ser uma opção.

É importante, apenas, ter bom senso quanto ao tipo do evento: por exemplo, no geral, um jantar em um restaurante pede um conjunto mais refinado do que um aniversário na casa de um amigo ao ar livre.

  • #1 Jantar ou batizado

Calça de brim + camisa social de manga longa + mocassim

  • #2 Almoço na casa de amigos

Calça jeans + camisa polo + sapatênis

  • #3 Aniversário ao ar livre

Calça chino + camisa social de manga curta + tênis

  • #4 Evento no inverno ou em dias frios

Calça de sarja + camisa social + suéter (ou jaqueta) + botas

Traje: Esporte Fino ou Passeio

Esse dress code combina um pouco do traje que falamos acima com o mais formal que iremos abordar no próximo tópico. O Esporte Fino ou Passeio é apropriado para almoços ou jantares de negócio, vernissages ou teatros.

Nesse caso, o blazer é o item obrigatório, mas é muito importante atentar-se ao horário do evento: antes de 18h, a gravata é opcional, mas, após, adiciona-se a gravata. Se o convite indicar que o traje é Tenue de Ville, então você deve usá-la, independentemente do horário. O jeans não é recomendado.

  • #5 Almoço de negócio

Calça de sarja + camisa social de manga longa + blazer + mocassim

  • #6 Concerto à noite

Terno de cor clara + camisa social de manga longa + gravata + sapato social

  • #7 Exposição à noite

Calça chino + blazer escuro + camisa social de manga longa + gravata + mocassim

Traje: Passeio Completo ou Social

O Passeio Completo ou Social é bastante formal e pede terno, sendo recomendado que o ele tenha tons mais escuros. Esse é o dress code mais comum para casamentos, óperas e coquetéis. Vale a pena evitar ternos e acessórios marrons, considerados escolhas erradas por muitos estilistas. O colete pode ser adicionado para um toque de formalidade ou como uma camada extra em dias mais frios. O cinto deve ser fino, com fivela discreta e da cor dos sapatos. Nesse traje, a gravata é essencial.

  • #8 Casamento

Terno grafite + camisa social de manga longa + gravata + sapato social preto

  • #9 Ópera

Terno preto risca de giz + colete preto + camisa social de manga longa + gravata + sapato social preto

Traje: Black-Tie

Também conhecido como traje a rigor, o dress code black-tie não admite muita flexibilidade. É usado em grandes premiações, noites de gala ou em um evento noturno sofisticado — como o Oscar. O smoking é o conjunto exigido, composto de camisa branca, gravata borboleta, faixa na cintura, calça preta e paletó preto de lapela acetinada. O sapato deve ser preto, liso e, de preferência, de verniz.

  • #10 Almoço de gala

Summer jacket (paletó branco) + gravata borboleta preta + faixa preta + calça preta + sapato social preto de verniz

Você ainda tem alguma dúvida sobre o dress code adequado para um evento? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima!

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp