Com a diminuição da importação e o aumento da exportação, o segmento de vestuário apresenta uma perspectiva positiva no país. Sendo assim, os investidores devem ficar atentos a ele para não perderem boas oportunidades de aproveitar essa onda crescente.
Por isso, no post de hoje listamos 5 motivos pelos quais o segmento de vestuário pode ser setor o ideal para investir em franquias. Acompanhe:
5 razões para apostar no segmento de vestuário
1. Mercado em ascensão
De acordo com dados publicados pela Abit, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, a Organização Mundial do Comércio (OMC) indicou que, em 2012, o setor têxtil e de confecção mundial movimentou cerca de 744 bilhões de dólares. Em 2020, estima-se que o volume alcance 851 bilhões de dólares.
2. Previsões otimistas para o segmento de vestuário
Apesar do impacto da crise política e econômica sobre o consumo dos brasileiros, o segmento de vestuário apresenta previsões otimistas. De acordo com o diretor-superintendente da Abit, estima-se que as compras no exterior sofram uma redução, impulsionando as vendas dos produtos internos.
3. Cenário de produção no país
Sendo a quinta maior indústria têxtil do mundo e quarta de confecção, além de contar com 200 anos de atividades, o Brasil é um país com grande potencial de destaque no cenário mundial. Além disso, é o segundo maior produtor de denim, o terceiro na produção de malhas e autossuficiente na produção de algodão.
4. Novas tecnologias e modelos de negócio
A percepção da moda está em constante crescimento, abrindo cada vez mais oportunidades para inovações e empreendedores. O e-commerce e as mídias sociais também ajudam a divulgar e vender, dando espaço para as mentes criativas (e receptivas) do setor de vestiário explorarem o mercado. De acordo com o relatório WebShoppers da E-bit, a categoria de Moda e Acessórios foi líder em volume de pedidos no comércio eletrônico em 2015.
5. A disseminação da moda na modernidade
Com um mundo globalizado e repleto de informações sendo compartilhadas de forma ágil, a influência de diferentes culturas, personalidades, filmes, séries e livros é sentida de forma cada vez mais positiva no segmento de vestuário. Isso aumenta as oportunidades, espaços, produtos, e, claro, público-alvo. Sendo assim, o setor é, com certeza, um nicho a ser considerado pelos investidores.
Vantagens de investir em franquias do segmento de vestuário
Começar um novo negócio é sempre arriscado e deve ser uma decisão tomada com base em avaliações e planejamentos prévios. Porém, uma boa forma de um empreendedor atuar no segmento de vestuário é investir em franquias. Veja algumas das vantagens a serem consideradas:
- Investimento inicial menor do que a abertura de um novo negócio;
- Reputação e reconhecimento já consagrados no mercado;
- Plano de negócio já estabelecido pela marca, com avaliações de mercado e de público;
- Custos e faturamento geralmente já foram estudados e podem ser previstos, ajudando no seu planejamento financeiro e avaliação de risco;
- Economia de escala, já que custos de marketing ou de bens podem ser adquiridos em quantidades maiores e rateados entre as franquias;
- Menor tempo para obter retorno sobre o investimento;
- É possível contar com o know-how e apoio do franqueador, que muitas vezes disponibiliza treinamentos para capacitar tanto o empreendedor iniciante quanto o experiente.
As evoluções do mercado ilustradas por tantos números e o apoio das tecnologias atuais mostram que investir em franquias no segmento de vestuário é uma verdadeira oportunidade, e deve ser considerada por quem está em busca de modelos de negócio para investimento.
E, você? Tem interesse em investir em franquias no segmento de vestuário? Compartilhe sua opinião conosco!