Vista-se para o cargo que você deseja, não para o que você tem: uma das premissas mais conhecidas — e mais válidas — na intersecção entre o mundo corporativo e o da moda. Atualmente, os padrões e exigências nos ambientes corporativos são mais flexíveis do que há alguns anos atrás: os colaboradores podem trabalhar com roupas esportivas e até mesmo bermudas nas startups, e já é muito comum, em algumas empresas, a casual Friday — o último dia da semana de trabalho, quando é possível adotar um look mais relaxado.
No entanto, é importante estar atento ao dress code corporativo, afinal, sua aparência transmite muito sobre sua personalidade e suas ambições. Por isso, no post de hoje, daremos dicas para você se vestir de forma adequada e transmitir credibilidade. Acompanhe.
Avalie o segmento da sua empresa e o seu papel
O código de vestimenta adequado varia bastante de acordo com o segmento da empresa em que você trabalha e com o seu papel dentro dela. Mas é essencial você fazer essa avaliação para transmitir credibilidade com a sua forma de se vestir.
Por exemplo, na maioria das empresas públicas, o padrão é sempre mais formal, ou seja, calças e camisas sociais ou ternos. As multinacionais e organizações maiores também seguem essa tendência.
Por outro lado, uma empresa de design ou publicidade geralmente tem um ambiente mais criativo e descolado, permitindo um estilo mais flexível e informal.
Algumas empresas podem ter uma combinação de dois dress codes diferentes, dependendo dos departamentos. No gabinete do ministro, ele é mais formal do que na área de RH, por exemplo.
Porém, seja em uma multinacional ou em uma empresa de pequeno porte, o dress code corporativo existe, e para entendê-lo basta observar os seus colegas. Uma boa dica para não errar e transmitir credibilidade é estabelecer como padrão o traje dos gerentes, afinal, eles estão na empresa há algum tempo, possuem um cargo de confiança e, provavelmente, também se inspiraram no estilo dos seus superiores. Vale também notar o perfil dos clientes e pessoas com quem haja relação direta no cargo.
Agora que você já entendeu a ideia principal do dress code corporativo e a importância de fazer escolhas certas nas roupas, é hora de abrir o armário e aplicar os conhecimentos na prática:
8 dicas práticas para não errar na escolha da roupa para o trabalho
- A camisa social aliada a uma calça jeans cria um conjunto mais despojado, mas ainda assim formal e adequado. Prefira calças com escuras, lisas e sem detalhes como lavagens e lixados para ambientes mais tradicionais. As calças jeans de tons escuros contrastam bem com camisas claras.
- As peças lisas e em tons neutros são mais formais, mas não fique sempre no óbvio: azul marinho, cinza, bege e marrom também são cores adequadas para transmitir credibilidade.
- A calça chino é uma boa opção para combinar com a camisa ao invés do jeans de sempre. Ela cria um look casual, mas bem alinhado. Se o ambiente de trabalho for adequado, é possível até mesmo usar uma calça em tons mais coloridos, como laranja ou verde escuro.
- Camisa social com terno de alfaiataria é uma ótima opção para cargos mais altos e ambientes que exijam um dress code corporativo mais formal.
- Camisas estampadas ou em cores mais vivas podem ser combinadas com uma calça de alfaiataria preta, equilibrando o conjunto.
- Uma combinação básica de camisa e calça ganha um requinte quando usada em conjunto com acessórios. Relógios e gravatas são boas escolhas para dar um toque de elegância e credibilidade.
- Não se esqueça das sobreposições! Você pode adicionar um blazer risca de giz ao seu conjunto de camisa e calça jeans, por exemplo, deixando o visual mais alinhado e interessante. Um suéter com gola V sobreposto à camisa também serve ao mesmo propósito.
- Os sapatos merecem atenção. Os sociais, mocassins e oxfords podem ser usados em ambientes mais formais. Deixe o tênis e sapatênis para a casual Friday ou use-os se você trabalhar em locais mais descontraídos.
Não importa em qual segmento do mercado você atue, tendo consciência do seu estilo e do dress code corporativo adequado, fica mais fácil transmitir sua credibilidade e habilidades.
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