Em qualquer negócio, os vendedores são responsáveis por grande parte do sucesso – ou fracasso – da empresa. Afinal, as vendas que determinam o lucro do seu empreendimento, a conquista de clientes e a ampliação do alcance da sua marca.
Por isso, é essencial formar uma equipe sólida e alinhada de colaboradores na sua franquia de roupa masculina, com capacidade para levar o seu negócio a outro patamar!
Perfis de vendedores: qual é o ideal para a sua franquia de roupa masculina?
Os consumidores de hoje estão cada vez mais informados e mais exigentes. Por haver uma grande quantidade de opções no mercado, não é mais suficiente apenas vender um produto de qualidade – é necessário oferecer uma experiência de compra de excelência. O cliente procura um atendimento personalizado. Portanto, clientes diferentes exigem profissionais de vendas distintos: uma boa equipe para uma franquia de roupa masculina conta com experiências, habilidades e temperamentos diversos.
1. Construtor de relacionamentos, bom comunicador
Este profissional gosta de focar na comunicação com o cliente. Ele é um excelente ouvinte, procura entender a fundo as necessidades dos clientes, é carismático, paciente e atencioso. Tempo não é um problema para esse vendedor, que não gosta de apressar a negociação.
Este perfil é muito útil para um público-alvo mais velho, que não tem pressa para ser atendido e, muitas vezes, precisa de explicações mais cuidadosas e extensas. Além disso, ter esse espírito no time de vendas é fundamental para causar a sensação de “encantamento” em clientes. É preciso ter cuidado, apenas, com o gerenciamento do tempo, metas de vendas e não deixar que os colaboradores deixem de ser profissionais durante as vendas: vendedores não devem ser intrusivos ou muito íntimos com o consumidor.
2. Gerenciador de conflitos, bom para resolver problemas
Este é aquele vendedor que tem um toque diplomático, mas também um pensamento rápido, estratégico e focado, ideal para trabalhar follow-ups, estratégia pós-vendas e atendimento ao consumidor. Negociações complicadas e reclamações podem ser resolvidas facilmente com este profissional. Por ser mais analista e detalhista, também pode ter problemas com o gerenciamento de tempo e metas de vendas.
3. O caçador ambicioso, determinado para bater metas
Este perfil é essencial para a sua equipe de vendas, pois ele é muito focado, determinado e adora desafios. Muito dedicado e confiante, este tipo de vendedor consegue bons números de vendas e pode ser o diferencial para sua empresa ficar à frente da concorrência. Colaboradores com esse perfil tendem a ser mais ambiciosos, competitivos e trabalham muito bem sozinhos. No entanto, é importante que você incentive o espírito de equipe e a integração com o resto do time da sua franquia de roupa masculina, além de ressaltar a importância de vendas com qualidade, não apenas quantidade.
4. O expert, bom conhecimento técnico
Este vendedor costuma saber tudo sobre os produtos, os modelos e a marca em geral da sua franquia de roupa masculina. O perfil do expert é ideal para clientes exigentes, que têm muitas informações, ou para o outro lado da moeda – clientes que precisam de informações e têm muitas dúvidas. Esses colaboradores são curiosos e detalhistas: vale a pena ter cuidado para que eles desenvolvam habilidades interpessoais, não sendo extremamente técnicos ou formais.
Sincronia e colaboração na equipe de vendas
Para formar uma equipe de sucesso na sua franquia de roupa masculina, é importante fazer um bom recrutamento e seleção de candidatos, escolhendo aqueles que mais se adéquam à sua marca e ao perfil da empresa. Conversas e entrevistas presenciais ajudam a determinar as principais qualidades e habilidades de cada profissional.
E, claro, além disso, o gestor ou dono da franquia de roupa masculina deve sempre estimular o bom relacionamento entre todos os membros da equipe, motivando os profissionais e incentivando a colaboração para criar um ambiente de trabalho saudável.
Agora que você já sabe como recrutar os melhores vendedores para o seu negócio, que tal conferir 6 dicas de gestão para franquias?