Em épocas mais quentes do ano ou em ocasiões mais informais, não há nada mais agradável do que usar uma bermuda. Apesar de terem um ar mais descontraído do que as calças, essas peças estão em alta e podem ser combinadas de forma elegante, alinhada, despojada e com personalidade.
Tipos de bermuda
Clássicas e formais
Para quem tem um estilo mais tradicional ou se a ocasião pede um visual mais alinhado, as bermudas de alfaiataria ou sarja são ótimas opções. Podem ser combinadas com camisas e blazers, sendo as cores neutras as mais formais.
A peça deve ter um bom caimento e ajuste no corpo e recomenda-se que seja um pouco acima do joelho – cerca de dois dedos.
Para finalizar o look, um oxford ou mocassim nos pés combina com o estilo clássico. Além disso, é possível investir em alguns acessórios, como cinto, relógio e óculos escuros para complementar o visual.
Despojadas e informais
Se a ideia é vestir-se de forma mais descontraída, há uma grande variedade de modelos e tecidos.
A bermuda jeans é coringa e pode ser utilizada em diversas ocasiões, sendo fácil combiná-la com outras peças. Já a bermuda de sarja é elegante e pode ter uma infinidade de cores para deixar o look mais despojado. A bermuda de alfaiataria também pode ser usada em visuais mais informais e leves, com camisetas e peças casuais. A bermuda cargo é mais larga e tem diversos bolsos, sendo indicada para trajes informais. Bermudas de materiais sintéticos, como poliéster, são recomendadas para prática de esportes ou para ir à praia.
O calçado depende bastante do estilo, como tênis, sapatênis, mocassim, oxford, alpargata e até mesmo a sandália masculina (ótima opção para o verão).
Comprimento ideal
O comprimento deve ser avaliado junto com o seu biótipo. No geral, homens de estatura mais baixa ficam bem com bermudas acima do joelho e homens altos com bermudas abaixo do joelho. No entanto, esse é um fator que varia de pessoa para pessoa e o ideal é experimentar as peças e analisar o que é mais confortável para cada um – procurando não ultrapassar dois ou três dedos acima ou abaixo do joelho.
O comprimento acima do joelho, geralmente, deixa o look mais despojado e, portanto, não é recomendado para visuais mais alinhados. Além disso, é possível usar a barra dobrada, que adiciona um charme extra ao conjunto.
Bermuda estampada versus bermuda lisa
Como qualquer peça, as roupas estampadas são mais casuais e as lisas, mais formais. No entanto, isso não quer dizer que não é possível usar peças estampadas e ficar elegante. A combinação de bermudas estampadas com camisas lisas, por exemplo, é uma ótima forma de expressar seu estilo e personalidade, saindo do básico. O mesmo vale para a combinação contrária, bermuda lisa e camisa estampada. A quantidade maior de informações da peça estampada é equilibrada pela peça lisa.
Vale, inclusive, combinar estampa com estampa. Uma camisa de xadrez vichy com bermuda de listras finas, por exemplo, é uma boa opção. A palavra-chave é harmonia. Basta evitar usar peças com a mesma estampa ou padrões muito similares (listras com listras, florais com florais, etc.) e procurar escolher cores que combinem juntas: você pode usar uma das cores da estampa na camisa ou ainda utilizar cores análogas ou complementares. Outra dica, é usar uma terceira peça lisa, como cardigã, blazer, jaqueta ou uma camisa aberta, harmonizando o look.
Aproveite a flexibilidade do traje
Já que as bermudas encaixam-se, na grande maioria das vezes, em ocasiões mais informais, aproveite a oportunidade para usar acessórios – pulseiras, relógios, colares, óculos de sol, bonés, chapéus, cintos etc. – e complementar o look. Use a flexibilidade a seu favor para testar combinações e ousar um pouco mais no visual.
As tendências e o estilo da moda masculina estão em constante mudança. Muitas “regras” e rigidez que se via há alguns anos estão sendo deixadas de lado, por isso, que tal saber mais sobre alguns mitos sobre looks masculinos?