O traje do noivo é um dos aspectos mais importantes de um casamento, afinal, a cerimônia representa um momento marcante em sua vida, que ficará registrado na memória – e nas câmeras – de muitas pessoas. Mas da mesma forma que a personalidade de cada um, cada casamento é diferente: estilo, tema, decoração, traje, local, horário etc. Por isso, vale a pena entender melhor sobre os looks adequados para cada ocasião.
Tipos de trajes para os noivos
Como sabemos, a vestimenta não serve apenas para cobrirmos nossos corpos, mas também é um poderoso instrumento de expressão e comunicação. Nosso estilo, preferência e biótipo são fatores que sempre devem ser levados em consideração ao escolher um traje. Essa, na verdade, é a dica mais valiosa: sentir-se confortável e bem com sua roupa.
Dito isto, para uma decisão bem embasada, é necessário conhecer as opções disponíveis. Confira os trajes mais comuns:
Terno
O trio paletó, colete e calça é uma opção clássica e segura. Ideal para todos os tipos físicos, estilos e horários.
Fraque
Paletó mais curto na frente com uma ponta alongada atrás (até a altura dos joelhos) combinado com calça de riscas preta ou cinza, colete cinza ou branco, gravata geralmente cinza ou prata e camisa branca. Sapatos e meias são pretos.
Meio-fraque
É a versão menos formal do fraque, cuja diferença está basicamente na cauda do paletó, que é do tamanho do paletó normal.
Smoking
É o famoso black-tie, composto por paletó curto com lapelas em seda ou cetim preto ou azul marinho, calça da mesma cor do paletó com faixa lateral em seda ou cetim, faixa na cintura ou colete, camisa branca, gravata borboleta, sapatos e meias pretos.
Casaca
É um traje de gala no nível máximo da formalidade. O conjunto conta com uma casaca preta curta na frente com uma longa cauda em formato de tesoura e lapela de seda ou cetim, colete, calça preta, camisa branca e gravata. Sapatos e meias são pretos.
Estilo das peças e acessórios
De forma geral, as cores mais escuras são mais formais e as mais claras, mais informais. Isso vale para todas as peças.
Ternos preto, chumbo, cinza e azul marinho são os mais comuns.
A camisa, no geral, é branca.
Sapato, meia e cinto são pretos quando a calça é preta ou escura. Se a calça for clara, o sapato e o cinto podem ser marrons, já a meia pode acompanhar a cor da calça.
O sapato do noivo tradicional é preto, liso, de couro e ponta arredondada. Porém, existem modelos alternativos para cerimônias menos formais, na cor café ou marrom, com costura ou fivelas e bico fino, por exemplo.
A cor da gravata tem geralmente tons neutros, como cinza, prata ou preto.
No entanto, se o casamento fugir do tradicional, todas as peças podem ter cores mais vibrantes, lembrando apenas de não exagerar, construindo um conjunto harmonioso.
O terno, gravata e camisa em sua versão slim são mais modernos, com um corte mais ajustado ao corpo. Esses cortes caem bem com noivos jovens e com um estilo mais contemporâneo.
Um lenço no bolso ou uma flor na lapela são acessórios que permitem ao noivo diferenciar-se e dão a oportunidade de expressar seu estilo.
O horário da cerimônia é determinante
Casamento diurno
Se a cerimônia acontecer durante o dia, é possível optar por cores mais claras no traje, como branco, bege ou cinza. O smoking pode ser usado em sua versão summer, que tem o paletó na cor branca, em vez de preta. Porém, as cores escuras não estão fora da lista, podendo ser usadas sem medo, especialmente se o casamento for realizado em um local fechado.
Para esse horário, o traje casaca não é adequado, pois é um visual extremamente formal usado em eventos noturnos, geralmente com início após às 21 horas.
Casamento noturno
Nesse caso, o ideal é evitar as cores claras, sendo recomendadas os tons de preto, chumbo, grafite e azul marinho.
Alinhado ao estilo do casamento
Cerimônia formal e tradicional
Se o casamento for no estilo clássico, o ideal é optar pelo terno, fraque ou meio-fraque. O terno é a opção mais versátil, no entanto o fraque e o meio-fraque são mais elegantes e mais formais. Dê preferência para os tons mais escuros.
Cerimônia informal e alternativa
As cerimônias alternativas têm cada vez mais atraído os noivos. Casamentos na praia, em parques, com trajes mais descontraídos e temáticos são alguns dos exemplos.
Casamentos na praia e ao ar livre durante o dia permitem ternos com materiais mais leves, como algodão ou linho. O terno pode ser dispensado e até mesmo a camisa pode ser trocada por uma bata branca de linho, por exemplo. Para eventos em locais fechados, existem paletós em tons brilhosos, como perolado e ouro branco, que combinam com um estilo mais ousado.
O uso de suspensórios com gravata borboleta também é uma tendência e pode ser usado em cerimônias noturnas ou diurnas. Também vale destacar que, como o estilo é mais informal, o noivo pode usar cores mais vibrantes na gravata ou na camisa.
Independentemente de qualquer coisa, a festa é dos noivos, e se há alguém que pode decidir como se vestir no dia da cerimônia são eles!
Agora, se o assunto são os demais participantes do casamento, vale a pena conferir as tendências para os looks dos padrinhos e dos convidados!