Quando pensamos em empreendimentos, a primeira coisa que nos vem à mente é o cliente, o produto ou serviço e os lucros. No entanto, atrás de tudo isso estão as pessoas, os colaboradores, os funcionários que criam, trabalham, organizam e vendem. A equipe de um negócio está diretamente ligada, portanto, ao seu desempenho. Para ter uma empresa saudável, com profissionais satisfeitos, a palavra-chave é: motivação.
A importância da motivação no ambiente de trabalho
A motivação é uma fonte geradora de resultados, materiais e imateriais. Para o profissional, ela é aquilo que o impulsiona a sair da cama de manhã, ir para o emprego e dar o seu melhor. É ela que o deixa satisfeito durante um dia de trabalho, que o encoraja para aceitar novos desafios, que o faz querer crescer. E tudo isso, por sua vez, gera reconhecimento, oportunidades e, claro, remuneração. Para a empresa, a motivação gera qualidade, otimização de recursos e tempo, produtividade, ambiente de trabalho agradável, satisfação de clientes e, por fim, receita.
A motivação é a soma de diversos fatores, entre eles o relacionamento do funcionário com seus colegas e com seu gestor; sua afinidade com o objetivo comum a ser alcançado; sua participação e contribuição para atingir esse objetivo. Para isso, é importante adotar algumas estratégias e estar atento a alguns sinais que indicam desmotivação.
10 dicas para motivar sua equipe
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Necessidades básicas satisfeitas
Para que os profissionais possam sentir-se motivados, é preciso primeiro que eles tenham suas necessidades básicas satisfeitas, como: segurança, alimentação, iluminação e equipamentos. Esses não são elementos motivadores, e sim mínimos para que o funcionário possa fazer seu trabalho.
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Profissional, mas sem deixar de lado o pessoal
Quando o funcionário sente que a empresa e seus gestores preocupam-se com ele como pessoa, não apenas como “mão de obra”, ele fica mais motivado. É importante adotar atitudes que mostrem isso, como o cuidado de saber o nome de cada um, um pouco do seu histórico, seus desejos, sua formação etc. É claro que também é preciso tomar cuidado para respeitar os limites de intimidade de cada um e manter o profissionalismo.
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Determine objetivos e atribua funções
Certifique-se de que todos saibam qual é o objetivo e qual é o seu papel para alcançá-lo. Mostre a importância individual de cada um no processo e incentive o trabalho em equipe. Reforce a integração e faça com que cada um sinta-se parte da empresa.
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Recompense sua equipe
Não é necessário brindes e grandes comemorações sempre que algo é realizado, mas é importante demonstrar gratidão e reconhecer o trabalho feito por cada um. Palavras como “obrigado” e “bom trabalho” são poderosas e significativas. Quando metas difíceis forem alcançadas, vale a pena reunir, fazer um happy hour ou um evento para celebrar.
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Valorize o individual
Além de motivar equipes, é importante sempre valorizar os indivíduos, com suas particularidades e diferenças. Alguns são mais reservados, outros são mais extrovertidos. Respeitar a diversidade dentro do coletivo ajuda na satisfação individual.
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Seja um exemplo
Mostre o comportamento desejado sendo um exemplo. Seus hábitos e sua liderança inspiram os demais.
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Ouça seus colaboradores
Esteja aberto para ouvir ideias, sugestões e reclamações. Além disso, reforce e estimule a comunicação e a honestidade. Mostre que eles também têm espaço para ajudar a construir uma empresa melhor.
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Aproveite os talentos individuais
Atribuir as tarefas certas para as pessoas certas é uma excelente estratégia de motivação. Além de otimizar os recursos, os profissionais ficam mais satisfeitos fazendo tarefas alinhadas às suas aptidões e preferências.
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Desafie sua equipe
Quando você lança desafios, demonstra confiança na capacidade dos profissionais. Isso encoraja e estimula o desejo de crescimento. Delegar atividades também ajuda a sair da zona de conforto e ajuda a quebrar rotinas.
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Invista em treinamentos e capacitações
Ofereça cursos, oficinas, bolsas de estudo, conferências e palestras para fomentar o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um. Observe os pontos fracos coletivos e individuais, conheça áreas de interesses e peça a colaboração de todos para oferecer oportunidades de ampliar o conhecimento do funcionário, da equipe e, consequentemente, da empresa.
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