A camisa é o maior símbolo do vestuário masculino. Entra e sai século, ela continua como um ícone da indumentária do homem. No mundo da cultura popular, um ícone, é algo que captura o espírito do seu tempo ou representa certa característica. Diferente da roupa feminina a roupa masculina, ao longo dos tempos, sempre teve um processo mais evolutivo e funcional, onde os detalhes são mais importantes que revoluções radicais.
A camisa Button Down é um exemplo dessa transição. Começou em um campo de polo na Inglaterra em 1896, onde um dos espectadores era John Brooks, neto do fundador da Brooks Brothers, sem dúvida o mais famoso e influente nome das roupas masculinas americanas.
Os jogadores de polo seguiam regras rígidas de vestuário e cavalgavam vestindo camisas formais, com uma importante modificação: botões foram pregados para manter o colarinho fixo ao corpo da camisa e impedi-lo de voar no rosto do cavaleiro.
Era um modelo comum, mas Brooks percebeu que tinha potencial!
A camisa Button Down Brooks Brother era feita inicialmente em tecido oxford branco, logo depois em rosa e mais tarde em várias cores e listras. Foi um enorme sucesso de venda quando, por volta de 1900, foi posta a venda a “camisa polo original”, que até hoje é muito vendida. Assim se tornou símbolo americano de juventude e vitalidade, introduzindo o elemento casual, que mais tarde virou marca registrada dos americanos.
Como era muito confortável, livre e quase de vanguarda foi adotada, em 1915, como parte da vida dos universitários ricos, de instituições super respeitadas, como Harvard e Yale. Nos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, já eram vistas sendo usadas com moletons universitários, cardigans, mocassins e calças cáqui, já era parte essencial do uniforme preppy elegante, não somente de estudantes, mas de adultos também. Ela sugeria o status de classe alta.
Para fechar com chave de ouro, ela se tornou definitivamente um ícone de moda quando celebridades de Hollywood, como Clark Gable (1934), Fred Astaire (1957), Cary Grant (1959) entre outros, usaram a peça em filmes que marcaram época.
Recentemente a camisa Button Down foi reeditada como item de moda e vem aparecendo cada vez mais em editoriais e produções descoladas. Desta vez os tecidos são bem diferentes, vale até estampas com micro padrões. Seja como for, para o homem, ela continua sendo um símbolo de elegância.
Daniela Puglia
Consultoria de Marca e Estilo
www.danielapuglia.com.br