A camisa jeans é um dos itens mais democráticos do guarda-roupa masculino. Combina com tudo e pode ser usada em diversas ocasiões. Por algum tempo, já que a moda é cíclica, ficou guardada no fundo do armário, mas agora de cara nova, modelagens e lavagens arrojadas, volta a cena e ganha o papel principal.
O jeans carrega muita história e pode ser transformado visualmente com o passar do tempo. Alguns termos causam muita confusão como o Índigo, o Denin e o Jeans, muitas vezes usados para dizer a mesma coisa, mas que tem origens bem diferentes.
O Índido é o corante azul natural, de uma planta indiana, usado inicialmente para o tingimento do Denin. Ele dá a característica de desbotável ao tecido.
O Denin é um tipo de tecido de algodão sarjado, o mesmo das calças, mas que para camisa é bem leve e confortável. A palavra Denin tem sua origem em Nimes, na França, onde começou a ser produzido.
Já a palavra Jeans é uma variação de “Gênes”, nome em francês da cidade portuária italiana de Genova, onde os marinheiros usavam calças com esse tecido para trabalhar, por serem resistentes. Daí o termo ficou popular e conhecido como Jeans.
Depois disso, em 1847, quando o jovem Levi-Strauss deixou a Alemanha e foi tentar fortuna nos Estados Unidos é que realmente começou a história do jeans como ouvimos contar, com a Corrida do Ouro, os mineradores foram os primeiros a usá-lo como conhecemos hoje.
Muita coisa aconteceu desde então, mas o mais impressionante é como uma roupa de trabalho se tornou tão indispensável no mundo da moda. O Jeans deixou de ser apenas uma calça e se tornou um estilo de vida, uma maneira de se vestir. O jeanswear é a base de muitas marcas atuais, que tem linhas inteiras baseados no jeans, como jaquetas, camisas, coletes, paletós e até mesmo alfaiataria.
A camisaria jeanswear, como já podemos ver nas ruas, está em alta. Modelos com bolsos e mais ajustados, aparecem em vários tipos de lavagem. Além disso, o jeans estampado é uma das grandes novidades. Micro padrões discretos ou estampas florais descontraídas, você escolhe o seu estilo.
O jeans não tem idade, sexo, classe social, nem restrições. Vai do casual ao social.
Por isso, em tempos modernos é um estilo que só tende a crescer.
Esse é o paradoxo….Nada mais atual do que um jeans!
Daniela Puglia
Consultoria de Marca e Estilo
www.danielapuglia.com.br