Calça jeans masculina: um guia sobre esse ícone de estilo

Calça jeans

Você tem calça jeans em seu guarda-roupa? Certamente, não é mesmo? Afinal, essa é uma peça fundamental para a moda masculina. No post de hoje, vamos apresentar um verdadeiro guia para usar com estilo calça jeans masculina. Confira a partir de agora!

A história da calça jeans

O que se conhece hoje como calça jeans tem uma história que remonta ao século XVIII. Isso mesmo: a peça foi fabricada por volta de 1792, pela primeira vez.

Conhecido, então, como “tecido de Nimes”, foi muito utilizado como traje de marinheiros que ficavam no Porto de Gênova, além de opção de vestimenta para camponeses.

O nome jeans surge como uma alteração de palavra muito utilizada: os marinheiros tinham por hábito chamar suas calças de “genes”. Com seu sotaque característico, chegava com o som de “jeans”. Que foi a forma pela qual ficou conhecido.

No século XIX chegou aos EUA, na época da corrida do ouro na região da Califórnia. Isso ocorreu pelas mãos de Levi Strauss, judeu alemão, no ano de 1853. Strauss tinha lona em mãos, e a utilizava para comercializar coberturas de carroças. Ao observar que os mineiros não tinham roupas adequadas para a lida, teve a ideia de fabricar calças para eles. Só que a lona sofria uma crítica: era bem pouco flexível, dificultando movimentos.

Ele então buscou algo que fosse flexível, durável e com conforto. Viu o tecido perfeito na Europa, a base de algodão sarjado, ou seja, nossa calça jeans estava ganhando popularidade.

A partir daí, jeans sofreu uma série de alterações, tais como:

  • Acréscimo de botões de metal, no ano de 1860;
  • Etiqueta de couro bordada na calça, em 1886;
  • Cor azul, a partir de 1890 – para tornar as calças mais visualmente chamativas;
  • Bolsos na parte traseira, a partir de 1910.

A calça jeans, como fenômeno mundial, começa na década de 1930, seguindo influência do cinema, com caubóis e outros tipos icônicos. Com a Segunda Guerra Mundial, o tecido Denim foi popularizado como símbolo de masculinidade, uma vez que era usado nas fardas do exército dos EUA.

Principais estilos de calça jeans

Straight

Trata-se de calça jeans bem básica, com corte mais reto e cintura em altura média. Útil para qualquer biótipo masculino.

Bootcut

Bem semelhante ao estilo anterior, mas com caimento mais soltinho, a partir da área do joelho. Foi criada para homens que a utilizavam com botas e, por isso, precisavam de uma folga entre a perna e o encaixe com o calçado. Boa escolha para quem tiver panturrilhas mais desenvolvidas.

Loose fit

Calça jeans mais larga. Típico modelo skatista ou streetwear. Homens baixos devem evitá-lo, pois deixa o corpo desproporcional, encolhendo-o, visualmente.

Slim fit

Calça jeans de maior elegância, se ajusta bem ao corpo, marcando mais as pernas.

Skinny

Lembra bem uma legging, sendo a mais colada ao corpo. Dessa forma, a peça na parte superior deverá servir para dar equilíbrio ao look. Combine a peça com camisetas de tamanho maior, botas mais grossas ou tênis. Esse contraste ficará perfeito.

Como escolher os melhores modelos de calça jeans para cada perfil

Magros

Peças mais largas são melhores, para ajudar a garantir mais ‘corpo’ para sua silhueta, caso desejem. Calças justas são ideais para quem optar por um estilo alternativo, como as de modelagem skinn, preferencialmente com tecidos mais pesados e grossos.

Gordos

Para este grupo, calças jeans retas. Pois qualquer peça mais larga aumenta o volume da silhueta. Opte por tecidos bem leves e flexíveis, para facilitar movimentos livres.

Fortes

A calça jeans que cai melhor para esse grupo é a mais ajustada na coxa e mais larga na parte inferior das pernas. Assim, garante mais harmonia às formas corporais.

Altos

Calças jeans de cintura baixa e justas são as mais indicadas, pois dão aparência de diminuição da linha do corpo.

Baixos

Por contraste, a cintura alta é mais indicada aqui, pois dá uma impressão de que a pessoa tem mais altura.

Uma observação importante: se você desejar usar jeans em ambiente formal de trabalho, sempre faça a escolha por tons mais escuros, sem lavagens, customização ou detalhes excessivos.

Dicas essenciais para calça jeans masculina

Se você estiver montando seu guarda-roupa baseado na utilidade de cada peça, nossa sugestão sobre calças jeans é a seguinte: fique com duas opções, um modelo mais escuro, corte clássico e um outro pré-lavado, ambos com o corte idêntico. Assim, você já ganha um leque de opções, sem precisar investir em múltiplas peças parecidas.

Se estiver em busca do corte de calças jeans mais versátil, opte pelo tipo slim fit, pois é ajustado, na medida certa, e cai bem desde gordos até magros. Importante lembrar que slim fit é uma coisa e skinny é outra, ok?

Conte ainda com um jeans cru, sem qualquer desbotamento, porque um clássico sempre serve para montar looks interessantes. Já o modelo desbotado é o coringa para as ocasiões despojadas e informais.

Como fazer calças jeans durarem mais tempo

Qual você acha a melhor frequência de lavagem de calças jeans? Toda semana? Todo dia? Uma vez a cada mês? Segundo especialistas, a resposta mais certa é: nunca lavar.

Isso mesmo! CEO da Levis, Chip Bergh revela que você consegue excelentes resultados de higienização de sua peça apenas com uma escova de dentes e/ou esponja com um pouco de detergente neutro, atando somente sobre áreas sujas e/ou com manchas. Depois, é suficiente deixar para secar ao ar livre. Incrível essa dica, não acha?

O que achou sobre mais um artigo a respeito de calça jeans masculina? Quer ainda mais informação de qualidade sobre moda masculina? Então, curta nossa Fanpage agora mesmo!

COMPARTILHE

Quer falar com a gente?