O processo de criação e desenvolvimento de uma nova coleção é complexo e cheio de detalhes, abrangendo várias etapas. Primeiramente, todo estilista tem que saber com qual público está conversando. A partir daí tudo pode se tornar inspiração, desde que o enfoque seja feito para o seu consumidor. Siga a leitura e entenda como acontece esse interessante processo.
Início do processo de criação
Tudo começa com a pesquisa de moda e comportamento, que é feita através de viagens internacionais e também pela internet. O estilista tem que ver de forma abrangente o que está acontecendo no mundo e conseguir traduzir isso para a marca.
A pesquisa traz inspiração para a criação de novos modelos, bem como releituras do passado que podem ser adaptados para sua coleção. É através dessas tendências que inicia-se o processo de criação.
Tema
A definição do tema da coleção é fundamental. É ele quem direciona todo o resto do trabalho: cartela de cores, escolha dos tecidos, criação dos modelos e até mesmo o Visual Merchandising.
O tema faz a conexão entre a coleção e a loja, mostra para o cliente a estação que estamos trabalhando, além de ser um ótimo argumento para a equipe de vendas.
Definindo os elementos
Inspirada no tema, é criada a cartela de cores. Dela é feita a pesquisa para componentes como tecidos, estamparia e aviamentos – detalhes internos, botões, etc. Todos os itens devem estar relacionados ao tema escolhido.
Após a definição dos itens que irão compor a coleção, vem a criação dos modelos, que muitas vezes só pelo padrão da estampa já está relacionado ao tema.
A coleção é planejada através de um mix de produtos, ou seja, cores e modelos que se coordenam. Não adianta lançar uma coleção repleta de peças lindas, mas que não combinam umas com as outras. Elas devem estar em harmonia e, acredite, isso facilita até o processo de venda, pois as peças na loja foram pensadas para ficarem bonitas juntas!
Visual Merchandising
O Visual Merchandising (vitrine e exposição dos produtos na loja) é outro ponto importante, desenvolvido a partir do tema definido. Todos os produtos dentro da loja devem conversar com a vitrine. Todo o ambiente deve ser preparado para contar uma mesma história. É isso que muitas vezes vai envolver o consumidor e fazê-lo comprar.
Projeto em harmonia para melhores resultados
Para concluir, reforço que nada em uma coleção é pensado separadamente, tudo tem que ser coordenado e planejado. Criar uma nova coleção é um processo que, como Consultora de Marca e Estilista da Camisaria Italiana, venho desenvolvendo há alguns anos e que está dando um excelente resultado.
A cada coleção, um novo desafio. O processo começa novamente: a pesquisa nunca para e cada produto que nasce é feito com muito amor!
Por Daniela Puglia, consultora de marca e estilista da Camisaria Italiana.
Gostou da explicação sobre o processo de criação? Já acompanha as coleções da Camisaria Italiana? Deixe um comentário contando pra gente!