Simples, discreta e elegante, a camisa polo é uma das peças de roupa mais populares do guarda-roupa masculino. Ótimas aliadas para manter o estilo, muita gente ainda tem medo de parecer careta ou certinho demais com essa peça. Neste post, vamos passar algumas dicas para escolher a camisa polo ideal para você e falar um pouquinho sobre o seu surgimento no mundo da moda.

Como usar a camisa polo masculina sem medo!

Essa peça clássica e versátil é conhecida principalmente por dar um ar de elegância e formalidade ao visual. O modelo conta com mangas curtas, colarinho e pode ter botões e bolso. Apesar de muito usada em ambientes de trabalho, como alternativa à camisa social, a camisa polo também pode fazer parte de looks descontraídos. Por isso, tenha você um estilo tradicional ou despojado, a camisa polo é uma boa opção para montar o visual.

Detalhes da peça

Para que a camisa agrade, proporcione conforto e combine com você, é importante se atentar a alguns detalhes:

  • Parece óbvio, mas faz diferença: procure o tamanho certo para você. A camisa polo, no geral, não aperta, porém não é muito larga nem comprida.
  • Toque a sua peça e sinta o tecido. Algodão e fibras naturais são os mais recomendados, sendo o piquet um dos tecidos mais comuns para esse modelo de camisa – fibras de algodão que formam nervuras, proporcionando uma textura característica à peça. Além da durabilidade, os materiais naturais permitem que o corpo respire e garantem conforto em climas mais quentes.
  • Hoje em dia, a camisa polo pode ser encontrada em uma variedade de estampas e cores. As lisas são as mais tradicionais, mas é possível usar peças listradas, divididas com diferentes cores e até com microestampas para fugir do óbvio de vez em quando. Também existem opções com contrastes de cor na gola e punhos ou com bordados e aplicações como decoração. Basta escolher o que mais tem a ver com seu estilo e personalidade. Vale lembrar apenas que as lisas são mais formais (principalmente as de tons escuros), enquanto as demais são mais recomendadas para situações descontraídas.

Combinações com a camisa polo

Essa tarefa é fácil, pois é uma peça coringa. As camisas polos podem ser combinadas com calças ou bermudas jeans, chino, de alfaiataria etc. Você também pode optar por deixar os botões abertos ou abotoá-los além de deixar a camisa para dentro ou fora da calça. Tudo depende do visual desejado. Suéteres, jaquetas e outras sobreposições também funcionam com a camisa polo!

Tênis, sapatênis, sapatos sociais, mocassins e até sandálias podem ser usados com essa peça, basta ter atenção para combinar o calçado com o restante da roupa. Por exemplo, a sandália é mais apropriada para ser usada com bermudas, enquanto um sapato social pode cair melhor para ir para o trabalho.

Acessórios também podem ser usados para finalizar o look. Embora muitas pessoas prefiram usar acessórios mais clássicos, como relógios, cintos ou óculos, vale a pena experimentar pulseiras, colares e peças mais despojadas para quebrar a formalidade do look, se for o caso.

História da camisa polo

Quando René Lacoste, que, em 1926 era um jogador de tênis, decidiu usar uma camisa de manga curta e colarinho no jogo, a moda da camisa polo. Na época, o uniforme tradicional era composto de camisa de manga comprida e gravata, por isso, a inovação foi um marco. A inspiração veio do uniforme usado pelos jogadores de polo, daí o nome do modelo. O novo look começou a ser adotado por mais tenistas e, algum tempo depois, René juntou-se ao dono de uma malharia francesa e lançou a marca Lacoste.

Para mais dicas de combinações e como fazer isso de forma simples e prática, leia o nosso post Combinações de roupas: não perca tempo escolhendo peças!

CTA Camisaria Italiana