Entrar no mercado de franquias no Brasil surge como boa alternativa mesmo em momento econômico desfavorável
Não é novidade para ninguém que o momento econômico pelo qual passa o Brasil não é dos melhores. Em um contexto de crise, com várias empresas reduzindo suas atividades ou até mesmo fechando as portas, quem pensa em abrir um negócio deve avaliar com sabedoria onde está investindo seu dinheiro.
Nessa hora, pensar no mercado de franquias no Brasil se torna interessante. Além da autorização para explorar uma marca já conhecida do público, o franqueado absorve todo o know-how que o franqueador tem para oferecer em atividades como campanhas de marketing e treinamento de funcionários, por exemplo. Os bancos, inclusive, oferecem linhas de financiamento especiais para franquias.
Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), 12.702 lojas de franquias foram abertas ao longo de 2015, o que totalizou um aumento de 10,1% em relação ao ano anterior — comprovando que, apesar da crise, esse modelo de negócio continua promissor. Para 2016, as projeções apontam um acréscimo de 6% a 8% no faturamento e de 8% a 10% no número de unidades.
Em qual segmento do mercado de franquias no Brasil vale investir?
Um dos maiores riscos para quem resolve adotar uma franquia são as modas passageiras. Um bom exemplo recente no Brasil foi a febre das paleterias mexicanas, que já dá sinais de esgotamento. Com tanta gente fazendo a mesma coisa na ânsia de ganhar dinheiro rapidamente, o mercado acaba saturado e muitos veem o sonho naufragar logo de cara.
Vem daí a importância de pensar com carinho em qual público apostar. Segundo o mesmo levantamento da ABF, o segmento de vestuário, em especial, saltou de 8.770 unidades em 2014 para 9.481 unidades em 2015 (totalizando um acréscimo de 8%). Nesse mesmo intervalo, o faturamento das franquias desse setor subiu 6,9%. Em um ranking envolvendo o mercado nacional de franquias como um todo, as redes de vestuário respondem por 7,4% do faturamento total. Em outras palavras: existe ainda muito terreno a ser explorado nesse campo.
De olho neles
Hoje em dia, algumas das marcas de maior sucesso no mercado de franquias no Brasil envolvem os setores de cosméticos, maquiagem, acessórios, sapatos, lingeries e clínicas de estética, voltados essencialmente ao público feminino. Acontece que cuidar da vaidade já não é mais um comportamento exclusivo das mulheres. Dia a dia, cresce o número de homens que se preocupam com a aparência, abrindo caminho para o crescimento de marcas que atendam a essa demanda.
Sendo assim, franquias de vestuário masculino se mostram um investimento oportuno. O melhor de tudo é que se trata de um público bastante fiel: quando eles identificam-se com uma determinada marca, dificilmente acabam mudando de opção. Isso faz com que os investimentos em estoque sejam menores e auxilia as lojas a se manterem com o passar dos anos, situação bem diferente da rotatividade vista no universo do vestuário feminino. Entendendo o perfil desse novo homem, tem-se um mercado de grande potencial.