Elemento obrigatório dos trajes sociais e formais, a gravata deixa o look alinhado e ainda pode adicionar um ponto de cor ou personalidade ao conjunto. Mas, para garantir a harmonia e elegância, é preciso conhecer os modelos e saber quando usar gravatas de tipos diferentes.
Modelos de gravatas
Gravata padrão/standard
É o modelo tradicional do acessório, geralmente feito de seda. Essa gravata combina com todos os tipos físicos e ocasiões, principalmente em eventos mais formais ou que exigem um look mais clássico.
Gravata slim
É uma versão mais moderna da gravata, de largura menor do que o modelo padrão. Ao usar gravatas slim, o look fica mais descontraído, e elas podem acompanhar o traje em ocasiões mais informais ou com calça jeans, para adicionar personalidade.
Por ser mais fino, esse modelo é mais indicado para homens com tipo físico menor e mais magro, pois em homens maiores e mais fortes a gravata pode ficar parecendo ainda mais fina, desequilibrando o conjunto.
Gravata borboleta
É utilizada em trajes de gala – também conhecidos como black tie ou traje a rigor –, ou seja, com smoking, em situações formais e solenes. A etiqueta diz que se deve usar gravatas borboletas apenas quando esse dress code estiver especificado no convite.
Entretanto, hoje em dia, esse modelo também é usado com visuais modernos e descontraídos, como um acessório descolado com camisas estampadas e calça jeans ou de sarja. É possível, inclusive, encontrar gravatas borboletas em diversas cores, padrões e estampas.
Combinando cores e padrões de gravatas
Uma das maiores dúvidas quando o assunto usar gravatas é em relação à combinação com o restante da roupa. Mas basta ter atenção a alguns pontos:
- A gravata não precisa ter a mesma cor das outras peças, mas, na dúvida, basta combiná-la com a cor do terno, criando um contraste com a camisa. Também é possível usar o ton sur ton, contrapondo tons mais claros ou escuros de uma mesma cor.
- Combine cores neutras com cores mais vívidas. Por exemplo, se usar uma camisa vinho, opte por uma gravata marinho, equilibrando o look.
- Use uma peça estampada ou com padronagem com outra lisa. Você pode combinar a cor do padrão da gravata com a do terno ou da camisa, por exemplo.
- Também é possível combinar padronagens, no entanto, use proporções e direções diferentes. Por exemplo, se a camisa tiver listras verticais finas, opte por usar gravatas com listras mais largas, na diagonal ou com um padrão maior. Se o terno for de risca de giz, prefira uma camisa lisa e uma gravata xadrez ou com listras diagonais.
- Estampas mais ousadas, como desenhos, personagens ou outros elementos semelhantes, devem ser usados apenas em ocasiões informais.
Dicas gerais para usar gravatas
- A gravata deve ser de tom mais escuro do que a camisa
- Gravatas lisas e escuras ou com micropadronagem são as mais formais
- A ponta da gravata deve terminar no início da fivela do cinto
- Traje social ou passeio completo exige o uso de gravata
- Guarde suas gravatas sem o nó, enroladas cuidadosamente ou suspensas
Gostou das dicas de hoje? Continue acompanhando o blog da Camisaria Italiana!