Para ser um franqueado de sucesso é necessário se dedicar ao seu negócio, às vendas, aos produtos, aos clientes, mas, além disso tudo, é essencial gerenciar sua equipe, o motor que impulsiona sua franquia e um dos mais valiosos recursos de qualquer empresa. A administração empática, motivadora e eficiente é resultado da aplicação do que chamamos de inteligência emocional.
Perfil profissional do franqueado
Para abrir e manter uma franquia é importante ter uma série de características. É importante sempre levar em consideração que mesmo que o franqueado não apresente, a princípio, algumas dessas qualidades, é sempre possível desenvolvê-las – afinal, estamos sempre aprendendo e evoluindo pessoal e profissionalmente. Confira a seguir algumas características do perfil do franqueado:
- Respeito a normas, procedimentos e padrões determinados pela rede franqueadora;
- Capacidade e proatividade para questionar e propor novos processos para a franqueadora;
- Organização de documentos, agendas e relatórios;
- Capacidade de enfrentar desafios e assumir riscos;
- Liderança;
- Habilidades de articulação e comunicação;
- Abertura a mudanças, inovações e opiniões;
- Acompanhamento de métricas e estatísticas;
- Habilidades de negociação e conciliação;
- Capacidade de agir sob pressão;
- Ser positivo e flexível;
- Estabelecimento de rotinas:
- Empatia, compaixão e respeito a subordinados e funcionários da franqueadora;
- Uso de práticas de motivação e engajamento.
Inteligência emocional do empreendedor
Como vimos no tópico anterior, apesar de ser essencial ter capacidade intelectual e desenvolver habilidades mais “técnicas” e objetivas (organização, planejamento, rotinas), é igualmente importante dar atenção às competências psicológicas e subjetivas. E é isso que faz parte da inteligência emocional: a capacidade de ter empatia, reconhecer e respeitar sentimentos próprios e alheios, gerenciando, de forma consciente e saudável, suas emoções nas mais diversas situações.
Fica claro, portanto, a importância da inteligência emocional no mundo do empreendedorismo, que é repleto de situações adversas, com riscos, imprevistos, responsabilidades e finanças, não é mesmo?
Como desenvolver e aplicar a inteligência emocional
Conhece-te a ti mesmo
Quando estamos em um voo, se a máscara de oxigênio cair, você deve primeiro colocá-la em você antes de ajudar outras pessoas. O mesmo aplica-se aqui. O primeiro passo é desenvolver autoconsciência e autocontrole. Isso significa entender suas emoções e sentimentos, aprender sobre si mesmo, identificar seus pontos fortes e fracos e ter consciência do que o impacta e como você lida consigo mesmo.
Exercícios de respiração e relaxamento são muito úteis, além de práticas para observar suas reações e manter diários de comportamento e sentimentos.
Empatia e relacionamento
Ao gerenciar diferentes pessoas é muito importante ter empatia, seja dentro de sua equipe ou ao lidar com representantes da rede franqueadora. Isso não significa ser “legal” ou “bonzinho”, mas representa um profissional inspirador, ativo e justo.
Ouvir seus funcionários, estar aberto a críticas e opiniões, oferecer mentoria e soluções, estar disposto a desenvolver as habilidades individuais de cada profissional, saber gerenciar conflitos, incentivar o trabalho em equipe, propor ideias para a rede franqueadora e repassar normas para os empregados da franquia, delegar funções e procurar sempre engajar as pessoas são algumas das formas de aplicar a inteligência emocional.
Agora que você já aprendeu sobre inteligência emocional, que tal conferir algumas dicas de técnicas de negociação para o seu negócio?