Você, homem antenado com tendência de conforto, estilo e modernidade, sabe o que é tecnologia para vestir? No artigo de hoje, você encontra tudo sobre esse tema que vem fazendo a cabeça de tanta gente. Confira a partir de agora!
O que é wearable technology
Essa expressão em inglês, que pode ser livremente traduzida como tecnologia para vestir, é baseada em roupas ou acessórios que são repletos de recursos tecnológicos. Alguns, inclusive representam uma evolução dos tecidos fit.
Como funciona a tecnologia para vestir
Diferentemente de um fone de ouvido ou um smartphone, que, embora avançados tecnologicamente, tem funções diferentes, essas peças contam com sensores inteligentes e ficam permanentemente conectados com a internet via Blutooth.
Uma vez que essa conexão é realizada, as peças de roupa ou acessórios podem auxiliar o usuário a atingir diversos objetivos, como por exemplo:
- Ser uma pessoa mais ativa fisicamente;
- Eliminar quantidade de peso;
- Ter maior organização no dia a dia, entre outros.
É interessante destacar, ainda, que cada peça e/ou acessório da tecnologia para vestir tem uma função específica. Ciência, engenharia, eletrônica e moda unidas para ajudar você no dia a dia!
Alguns exemplos de tecnologia para vestir na atualidade
Smartglasses
São os óculos inteligentes. O ano era 2013, quando surge um produto que impacta o mercado como um todo: Google Glass.
Trata-se de óculos de realidade aumentada, com uma tela pequena no lado direito, que oferecia ao usuário a chance de usar suas redes sociais, GPS, fazer vídeos, fotos, ver até mesmo a previsão do tempo, entre outras ações.
Após esta invenção da Google tivemos outros exemplos que investiam em realidade virtual, isto é, imergir o usuário em uma realidade 100% digital, muito importante para a indústria dos games, por exemplo. O grande modelo desse segmento foi Oculus Rift, produzido pelo Facebook.
Smartwatches
São os relógios inteligentes, usados no pulso, que podem se conectar a seu telefone celular, servindo como uma janela a mais, para você saber de suas últimas atualizações, sem precisar pegar seu mobile.
Determinados modelos são bacanas para quem gosta de vida saudável com muito estilo, pois ajudam com GPS e até programas de treino.
Inclusive, alguns contam com medidor de batimentos cardíacos, o que pode impedir ataques cardíacos e salvar vidas!
Há diversos modelos disponíveis para compra, hoje, Samsung, LG, Sony, Motorola e até Apple disputam o mercado.
Smartclothes
Há ainda as roupas inteligentes! Embora seja uma categoria bastante geral, atualmente a força dessa classificação está nas T-shirts, que vêm com muitas funções. Por exemplo, não há desconforto, pois sua estrutura é muito leve – como uma camiseta tradicional. O controle constante da temperatura do organismo e monitores devem ser acrescentados aos modelos para vestir em breve.
Rastreamento, modelo do corpo em 3D para verificação de performance, equilíbrio de função cardiovascular são alguns dos benefícios prometidos pelos mais variados modelos de roupas inteligentes. E quem duvida que vem muito mais por aí? Afinal, é um mercado em constante evolução, não é mesmo?
O que achou do artigo sobre tecnologia para vestir? Você já tem alguma peça tecnológica no seu guarda-roupa? Conte para a gente nos comentários e não deixe de acompanhar o blog, ok? Até já!