Quando o assunto é casamento, sempre há dúvidas sobre o traje adequado a ser utilizado, especialmente para padrinhos, que ocupam uma posição de destaque no evento.

Uma nova tendência que está sendo cada vez mais adotada nos casamentos brasileiros é a combinação entre os trajes dos padrinhos e madrinhas, seja uma cor de referência, o mesmo modelo de roupa ou ambas as opções.

Trajes dos padrinhos: os noivos ditam as regras

Ao aceitar o convite de ser padrinho, automaticamente, aceitam-se as regras do jogo, ou seja, os noivos que vão determinar o traje. Geralmente, isso é avisado com antecedência para que todos possam se organizar e, em alguns casos, os noivos podem contratar os serviços de um alfaiate e/ou costureira para produzir roupas sob medida.

Além disso, se não houver um look específico, vale lembrar que os padrinhos não devem se vestir com trajes mais elegantes do que o noivo, ou seja, se o noivo usar um fraque, os padrinhos podem usar meio-fraque ou terno com gravata. Em todo caso, o ideal é discutir com o noivo o que ele usará e o que ele recomenda.

Tipos de combinação entre os trajes dos padrinhos

A moda da padronização dos trajes de padrinhos e madrinhas, que é muito comum nos Estados Unidos, chegou nas terras brasileiras e o casamento no estilo norte-americano é uma tendência crescente. No entanto, existem diversas formas de combinação possíveis e variam de acordo com o estilo e gosto dos noivos.

Cor padronizada

  • Os noivos podem escolher uma cor específica a ser usada pelos padrinhos, geralmente no colete ou na gravata;
  • Outra opção é a disponibilização de uma paleta de cores, que pode estar em sintonia com a decoração do evento, e os padrinhos podem escolher a que mais os agrada dentre as opções da paleta;
  • Além disso, alguns noivos optam por combinar a gravata do padrinho com o vestido da madrinha que o acompanha.

Modelos iguais

  • Determina-se um modelo de roupa a ser seguido por todos os padrinhos – sem, necessariamente, exigir-se uma cor específica –, como paletó de três botões, colete liso, calça, camisa, gravata, suspensório e uma flor na lapela, por exemplo.

Modelos e cores iguais

  • Também é possível combinar cor e modelo para todos os padrinhos, ou seja, toda a roupa será padronizada.
  • Nesse caso, como o conjunto será muito específico, os noivos podem presentear os padrinhos com os trajes, que serão customizados para cada um, ou podem indicar lojas para facilitar o aluguel das roupas;
  • Essa opção é também ideal para cerimônias com estilo mais simples, como casamentos na praia, ao ar livre, durante o dia, ou rústicos, em que o traje pode ser composto de peças acessíveis e fáceis de serem encontradas por todos os padrinhos, como uma camisa social branca e uma calça bege, por exemplo, para um casamento na praia.

Independentemente da combinação escolhida, o mais importante é respeitar o dress code do evento e sempre manter uma comunicação constante e aberta com os noivos.

Que tal saber ainda mais sobre os looks de casamento? Confira nosso guia dedicado a convidados e padrinhos!