6 dicas de gestão para franquias

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Abrir uma franquia tem diversas vantagens, mas para ser um case de sucesso, é imprescindível adotar certas práticas de gestão e conduzir o seu negócio de forma eficaz: conhecimento, organização e estratégia são palavras-chaves.

Por isso, no post de hoje, vamos dar algumas dicas para você alavancar a sua franquia. Confira!

Principais práticas de gestão para a sua franquia

1. Conheça o seu modelo de negócios

Antes de tudo, é preciso entender a fundo a franqueadora, seu mercado, objetivos e, claro, plano de negócios. Esse documento fornece as informações básicas e detalhadas do que é esperado da rede, incluindo os indicadores de desempenho, os planejamentos da empresa para um determinado período e as variáveis que têm potencial de influenciar os negócios.

2. Organize as finanças

Os dados financeiros da sua franquia devem ser administrados com cuidado, de preferência por um profissional qualificado em gestão financeira. Deve-se tomar cuidado para não misturar finanças pessoais com as da empresa, afinal, a transparência deve ser um princípio a ser seguido.

O acompanhamento financeiro ajuda a mensurar o faturamento da franquia, o ticket médio do seu negócio e permite um planejamento dos valores que estão em caixa: existe uma taxa a ser paga para a franqueadora? Quais são os valores destinados ao marketing e propaganda?

Com uma organização eficaz das finanças da empresa, é mais fácil entender o presente e ter uma visão do futuro!

3. Segmente a sua carteira de clientes

Uma forma de direcionar melhor os produtos e serviços de uma franquia é separar os clientes em grupos com características semelhantes: gênero e idade são alguns exemplos válidos de segmentação no mercado vestuário. Porém, é possível realizar essa divisão com ainda mais detalhes, facilitando a sua estratégia de marketing e melhorando o seu atendimento, como veremos na próxima dica.

4. Forneça um atendimento de excelência

É de conhecimento comum que o comportamento do cliente sofreu algumas mudanças nos últimos anos, tornando-o muito mais informado e exigente. Por isso, é essencial oferecer um atendimento personalizado para sair à frente da concorrência.

O cliente espera ser compreendido facilmente e visualizar opções que atendam às suas necessidades de forma ágil. Por isso, é importante apresentar estilos, tendências e informações relevantes a cada consumidor. Uma franquia deve conhecer seus clientes e o mercado em que atua.

Além disso, vale mencionar a importância de capacitar os profissionais para oferecer um atendimento de excelência ao público. Treinamentos, orientações e feedback devem ser parte da rotina de qualquer negócio.

5. Gerencie os indicadores de desempenho

A monitoração dos chamados KPIs (Key Performance Indicators) deve ter um espaço reservado na agenda de qualquer gestor de franquia. Alguns indicadores-chave de desempenho podem ser determinados pela própria franqueadora — que, poderá, inclusive, solicitar esses dados frequentemente —, mas o gestor pode determinar outros que considere importantes para o negócio.

Alguns dos indicadores mais usados na área de vendas incluem:

  • Ticket médio: é o valor médio das vendas por cliente;
  • Número de clientes novos: é a identificação dos clientes novos que a sua franquia atraiu. Você pode avaliar os canais e os formatos de publicidade que conquistaram esses consumidores e seu faturamento, por exemplo;
  • Taxa de conversão: é a comparação entre propostas realizadas ou clientes interessados e propostas fechadas ou vendas concretizadas. É possível analisar, assim, a produtividade da empresa como um todo, bem como a capacidade de negociação de cada profissional de vendas;
  • Payback: é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento.
  • Retorno sobre investimento:  é a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) a partir de uma quantidade de dinheiro investido.
  • Faturamento: é a quantidade de dinheiro recebida pela empresa em decorrência de suas atividades em um determinado período. É muito importante para acompanhar o desenvolvimento da empresa.

Ao acompanhar os resultados do seu negócio, é possível tomar decisões mais assertivas, saber se as metas estão sendo alcançadas, quais estratégias funcionam e quais pontos precisam de mudanças na gestão.

6. Conte com o apoio da franqueadora

Por fim, lembre-se sempre de que a franqueadora oferece uma estrutura de suporte para ajudá-lo a conduzir a gestão do seu negócio. Por ter experiência no mercado, ela conta com informações e recursos úteis para sua rede de franquias, especialmente se você está começando a empreender agora.

Além disso, a franqueadora deseja a expansão e sucesso da sua marca, por isso, um de seus maiores interesses é apoiar as franquias.

Você tem alguma outra dica sobre gestão de franquias? Compartilhe a sua opinião conosco!

 

 

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