Tem dúvidas sobre quais modelos de calçados você não pode deixar de adquirir para ter estilo em todas as ocasiões? No post de hoje, vamos falar sobre 7 estilos de sapatos masculinos essenciais para aqueles que se preocupam em estar estilosos todos os dias.

7 sapatos masculinos essenciais

A seguir, conheça nossa lista com os modelos mais úteis para você calçar e estar bem vestido para as mais diversas situações.

Oxford

Um dos sapatos masculinos mais clássicos e elegantes, o modelo tipo Oxford é uma compra fundamental para seu guarda-roupa.

Item histórico da moda masculina, era o calçado preferido dos alunos da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e não tardou a ganhar o mundo como sinônimo de elegância.

É um modelo social perfeito para festas mais sofisticadas. Mas você também pode combiná-lo com camiseta básica e jeans em uma proposta de look Hi-Lo. Esse conceito vem do inglês “high and low”, ou alto e baixo, e refere-se, em moda, à mistura de um item elegante a  outro mais simples ou casual no look.

Brogue

Esta é uma variação do Oxford, mais descolada e informal. Atualmente, é oferecida com diferentes modelos e até materiais.

Por isso, é um tipo de sapato masculino bastante versátil. Inclusive, Brogue pode transitar em qualquer ambiente, seja para acompanhar um traje social, seja com um jeans básico. Tudo fica mais charmoso com esse modelo de calçado. E você ficará estiloso, sem parecer exageradamente arrumado. 

Tênis Casual

É um tipo de calçado mais confortável e, segundo as mais recentes tendências das grifes famosas, torna-se cada vez mais peça-chave para o guarda-roupa do homem com estilo. É ideal para um look descontraído e informal.

Entre as cores sugeridas para o calçado, as melhores são as básicas: preto, branco ou cinza – ou ainda algumas variantes, como marrom, bege e azul-marinho. Assim, você terá opções que combinam com muitas roupas diferentes, facilitando sua vida na hora de escolher o que vestir e compor o look.

É importante salientar que tênis casual não é o mesmo que sapatênis ou que tênis de corrida, o qual abordaremos adiante neste post.

Botas Chelsea

Mesmo que você não goste desse tipo de calçado, é interessante ter um par de Botas Chelsea. Peça curinga, ela consegue tornar um look aparentemente simples em algo muito mais interessante e inspirado. Isso é ótimo para diversas ocasiões, desde as mais casuais até as esportivas, em eventos noturnos ou diurnos. É uma forma de injetar mais estilo a seu look, mas com discrição. Não deixe de ter essa opção em seu guarda-roupa!

Mocassim

É confortável e combina bem com ambientes diversos, tanto formais quanto casuais. Um ponto positivo extra é que o mocassim é capaz de ajustar-se ao pé para trazer um conforto ideal.

Há mocassins que não têm cadarço, tornando-se ainda mais casuais e práticos de usar, além de estarem disponíveis em diversas texturas e materiais.

Esse calçado combina com vários tipos de peças, desde bermudas até calças. Ou seja, é um dos sapatos masculinos mais democráticos. Se você está em dúvida sobre qual tonalidade escolher, foque em um mocassim masculino na cor preta.

Esportivo

Apesar de serem recriminados por alguns especialistas, tênis esportivos não servem somente para treino de musculação ou corrida. Podem ser aplicados em looks que peçam um ar mais urbano, para o homem que valoriza seu conforto. É uma opção válida para se ter, embora demande cuidado no melhor momento de usá-lo para não deixar o look muito informal ou parecer que você está sendo preguiçoso ao vestir-se.

Sandália

Outro calçado polêmico para alguns, esta é uma opção interessante entre os sapatos masculinos essenciais. Inclusive, em um país de clima tropical, é uma boa forma de manter os pés sempre frescos, sem suar tanto.

Esse segmento, dentro do contexto de calçados, é bem vasto, abrigando desde chinelos de dedo até sandálias de couro ou alpargatas. Contudo, é bom lembrar: não é indicado usar sandálias em muitas ocasiões, mas apenas em situações casuais do dia a dia e ao sair com amigos para ambientes descontraídos, além de ir à praia, ao clube, a locais com piscina etc. Enfim, é o tipo de calçado que é a cara do verão.

Agora que você já conhece o básico de sapatos masculinos, não deixe de investir nessas opções para estar bem vestido em todos os momentos. Para conhecer informações extras sobre moda e estilo masculino, curta nossa página no Facebook, em que trazemos sempre o melhor conteúdo para você.