O vento e o frio do outono pedem um visual diferente da estação anterior, que é mais quente e úmida. Até meados de junho, o clima, no geral, ainda não está tão frio, mas é comum ter uma baixa na temperatura durante o dia ou a noite, o que exige uma proteção extra para o seu conforto. Mas, se ainda não está frio o suficiente para usar casacos e jaquetas, o que vestir? É aí que entra a camisa manga longa masculina – e alguns acessórios!

Como usar camisa longa masculina no frio ameno do outono

Já falamos aqui no blog inúmeras vezes da camisa masculina e como ela é um item básico do guarda-roupa dos homens. Se você já a utiliza no seu dia a dia, seja para ir para o trabalho ou em outras ocasiões, daremos aqui algumas dicas de como usá-la em combinação com outros acessórios para protegê-lo melhor agora que a temperatura está abaixando. Se você, por outro lado, não é muito adepto da camisa longa masculina, essa pode ser uma boa oportunidade de criar looks ideais para ficar confortável no clima do outono.
 

Formas de vestir a camisa manga longa masculina

A camisa pode ser usada de diferentes formas, deixando o look mais formal, mais casual ou até mais versátil. Leia o post Camisa masculina: 12 dias incríveis para escolher a melhor! e saiba  mais sobre tamanho, comprimento, punho etc.
 

Camisa para fora ou para dentro?

Para situações formais ou no ambiente de trabalho, recomenda-se utilizar sempre a camisa para dentro da calça. Já para um look casual, você pode utilizar a camisa para fora, sem problemas.

Vale lembrar que é importante que sua camisa tenha o tamanho adequado para não ter tecido extra na hora de ajustar a camisa para dentro da calça, dando um ar desleixado.
 

Abotoar ou não abotoar, eis a questão

Para um look clássico e social, usa-se a camisa abotoada, deixando apenas um botão aberto no colarinho. Se for utilizar gravata, então todos os botões ficam fechados.

Um tipo de visual que foge um pouco do tradicional é o chamado “air tie”, ou gravata invisível, em que todos os botões são usados fechados (até o último), porém sem gravata. Pode ser usado com costume ou paletó, adicionado uma certa descontração ao visual formal.

Outra forma de usar a camisa de manga longa masculina é totalmente aberta, como uma sobreposição. Essa forma pode ser muito útil no outono, em que o frio está ameno e um casaco pode ser quente demais. Esse visual é mais despojado e não é recomendado para ocasiões formais. Confira algumas ideias no post 5 dicas para usar camisa com camiseta.
 

Camisa com manga dobrada para versatilidade

Nesta estação, é comum termos períodos de calor e de frio ao longo do dia. Portanto, dobrar as mangas da camisa pode ser uma boa opção para se manter confortável. Também é uma boa alternativa para transitar entre um look mais formal e mais informal. Porém, é importante fazer isso cuidadosamente para não amassar sua peça e não ficar com ar de descuido.

Existem vários tipos, como: dobra básica, dobra com punho à mostra e dobra com meio punho à mostra.

Acessórios para o outono

Como o frio vai chegando aos poucos, vale a pena ter alguns acessórios para se proteger, sem causar um calor excessivo. Alguns exemplos são: cachecóis, lenços, boinas, gorros, chapéus e meias. Você pode carregá-los facilmente em sua bolsa ou mochila e usá-los somente se a temperatura abaixar.

Se você utiliza essa peça todos os dias para trabalhar, confira nossas 5 dicas para usar camisa no trabalho!